Vida de Blogueira: Tudo sobre domínios e hospedagem de blogs

Tudo que precisa saber sobre domínios e hospedagem de blogs

No terceiro vídeo da Série Vida de Blogueira você encontrará tudo que precisa saber sobre domínios e hospedagem de blogs. Confira dicas para escolher bem!

PinitDominios e Hospedagem de Blogs - Empreendedorismo Criativo

Chegando com mais um vídeo e  post do Especial Vida de Blogueira que tem como missão falar sobre minha experiência de 11 anos como blogueira, dando dicas para quem quer começar e para quem já é blogueiro também (algo sempre pode ser útil né?).

Recomendo primeiramente ver o primeiro post da série – Montando o planejamento do blog e o segundo – Escolhendo o nome.

Depois de ter montado o planejamento e escolhido o nome chegou a hora de escolher a hospedagem e o domínio do seu blog. Você sabe o que é isto? Sabe como escolher bem de forma que não se arrependa depois? Fique ligadinha(o) nestas dicas para fazer uma boa escolha:

Tudo que precisa saber sobre domínios e hospedagem de blogs

No vídeo abaixo falo tudo sobre o que considero primordial na hora de escolher o domínio e a hospedagem de blogs:

No vídeo, falo em detalhes sobre o que acho importante sobre domínios e hospedagem de blogs. As dicas estão abaixo (mas recomendo ver o vídeo para conferir mais detalhes de cada tópico):

O que devo considerar na hora de escolher o domínio?

Fazendo uma comparação bem bobinha, a hospedagem seria a casa do seu blog e o domínio o endereço. Com isto em mente como escolher a melhor casa? Como saber se o endereço é adequado?

Com estas dicas não tem como errar:


PinitDominios e Hospedagem de Blogs 2 - Empreendedorismo Criativo
a) Nome x Endereço: Coloque o nome do blog no endereço dele. Por incrível que pareça ainda existem pessoas que criam blogs com nomes diferentes do endereço. Colocar o nome do blog no endereço vai facilitar para que o visitante memorize o nome do seu blog e para que o Google identifique seu blog  melhor.

b) Disponibilidade: Depois de escolher o domínio, você tem que verificar se alguém já não registrou este endereço. Existem ferramentas online para isto, clique aqui e cheque já se o endereço está liberado.

c) Nacionais x Internacionais: Existem os domínios nacionais (.com.br) e os internacionais (.com,.net,.org). Na prática não diferem em nada, ambos têm vantagens e desvantagens. A vantagem do .com.br é que o usuário mais leigo identifica o site como brasileiro e “mais profissional”. A vantagem do .com ou .net é que o endereço fica mais curto.

d) Acentuação: Domínios não aceitam acentuação ou caracteres especiais. Por isto, recomendo escolher nomes mais simples sem acentos ou caracteres especiais para que vire um endereço / domínio sem variação. Exemplo de um domínio não permitido: açaí.com.br viraria acai.com.br.

e) Simplifique: Escolha domínios fáceis de serem falados e digitados. Veja no vídeo o primeiro erro que cometi com registro de domínios registrando um endereço difícil demais de ser falado e escrito e aprenda como é importante simplificar a escolha.

f) Preço: O registro de um domínio varia de 30 até 50 reais, depende da extensão escolhida. Extensão é a terminação do endereço (.com.br, .com, .net, .org etc)

O que devo considerar na hora de escolher a hospedagem?

a) Reputação: É sempre bom antes de fazer qualquer compra fazer uma busca no Google para checar se aquela empresa tem alguma reclamação registrada em algum site ou não. Opte por empresas com boa reputação.

b) Preço: O preço da hospedagem varia de acordo com os recursos que o serviço oferece, quanto maior espaço “alugado” ou recursos, mais cara é a hospedagem.

c) WordPress: Tenho falado em todos os posts da Série Vida de Blogueira como recomendo o WordPress como sistema gerenciador de blogs, por isto, recomendo que assine uma hospedagem que ofereça o WordPress pré-instalado. Daí é basicamente só clicar no painel de controle da hospedagem em instalar e começar a utilizar.

[tweetthis]Estas dicas são ótimas na hora de escolher hospedagem de blogs ►[/tweetthis]

Qual hospedagem eu utilizo?

Não estou mais oferecendo hospedagem de sites, mas tenho uma sugestão ótima e com muita tradição na Internet. Clique aqui para conhecer.

PinitHospedagem

A Host Gator é uma provedora mundial de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online. Eles possuem preços ótimos e várias opções de pacotes e planos. Vale a pena conferir, clique pra ver.

Mas não importa a hospedagem escolhida, utilizando as dicas dadas no post não tem como errar na hora de escolhê-la.

O próximo post da série Vida de Blogueira será sobre templates e dicas do que eles devem conter, fique ligadinha(o). E o resumo do terceiro post da séria Vida de Blogueira, está abaixo:

PinitDomínios e Hospedagem de Blogs - Empreendedorismo Criativo - Prancheta

>> Clique aqui e vá para o 4º post da série: Tudo o que tem que saber sobre templates para blog <<

Espero que tenha curtido este post, se tiver alguma dúvida ou algo mais a acrescentar deixe nos comentários que vou adorar responder ou ler sua contribuição.

Confira também a fanpage do blog, beijos e até o próximo post!

Gratidão e Sucesso!
signature

Inscreva-se e não perca nenhum post!

Você também receberá o Plano de Negócios Online pra começar a transformar paixão em negócio!

Deixe seu feedback



O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comentários
  • Amanda Sá
    02/03/2017

    Oie Paty, adorei o Blog e muito mais o texto, me ajudou bastante, to fazendo o meu blog agora e a primeira coisa foi correr atras do domínio e hospedagem. Pesquisei bastante e conversei com o suporte da Hostinger e eles me ajudaram bastante. Agora to terminando o meu blog pra começar logo a postar, mas to aprendendo muito aqui no seu *-*
    Muito bom trabalho!!

  • Joana
    12/05/2017

    Oi Patricia..
    Muito legal o seu post.
    Obrigado!!!

  • Aline Soledade Domingos
    31/08/2017

    Quero muito criar um blog já tem um bom tempo mais não sei por onde começar. Quero um blog pra divulgar o meu trabalho com artesanato mais sou muito tímida não sei se vou conseguir postar vídeos sei lá mais em fim eu gostaria de uma dica onde me hospedar.

  • Paloma
    13/11/2017

    Oiii amei sua postagem ajudou muito!! Estou criando um blog agora e tenho uma duvida, como funciona isso de hospedagem? Voce disse que não oferece mais hospedagem, quer dizer que você nao paga mais?

    • Paty Pegorin
      17/11/2017

      Pago sim, é que antes oferecia o serviço de hospedagem para outras pessoas.

Receba o Workbook Plano de Negócios Online!

Nossa trupe:

+ + + =
76720 pessoas #gratidão
Anterior
Vida de Blogueira: Como escolher nomes para blog
Tudo que precisa saber sobre domínios e hospedagem de blogs