Tudo o que tem que saber sobre templates para blogs

Tudo o que tem que saber sobre templates para blogs

Confira neste post o que considero essencial em templates para blogs, o que colocar, como escolher o melhor template… Todas as dicas estão aqui!

PinitTemplates para Blogs - Empreendedorismo Criativo

Chegando com mais um vídeo e  post do Especial Vida de Blogueira que tem como missão falar sobre minha experiência de 11 anos como blogueira, dando dicas para quem quer começar e para quem já é blogueiro também (algo sempre pode ser útil né?).

Recomendo primeiramente ver o primeiro post da série – Montando o planejamento do blog, o segundo – Escolhendo o nome e o terceiro sobre hospedagem para blogs e domínio.

Como você já planejou seu blog, escolheu o nome, a hospedagem e o endereço, chegou a hora de escolher (ou montar) seu template. Como fazer? Que informações ele deve conter? Gravei um vídeo para responder estas e outras várias perguntas!

Tudo que considero importante sobre templates para blogs

No vídeo abaixo falo tudo sobre o que considero primordial sobre este assunto:

No vídeo, falo em detalhes sobre o que acho importante sobre templates para blogs. As dicas estão abaixo (mas recomendo ver o vídeo para conferir mais detalhes de cada tópico):

Tudo o que tem que saber sobre templates para blogs


PinitTemplates para Blogs - Empreendedorismo Criativo
O QUE É : Primeiramente, para quem ainda não tem experiência com blogs, o template é o visual do blog e toda sua formatação.

ANALOGIA COM WORD: Pense como se seu blog fosse um arquivo no Word, onde você apenas digitou o texto. Chega uma hora que você tem que organizar todo este texto digitado, formatá-lo, destacar títulos, fazer colunas, divisões. É exatamente isto que é o template do blog, toda sua formatação e organização.

GRATUITOS OU PAGOS: Existem diversos templates gratuitos na Internet atualmente. O WordPress já vem com alguns pré-instalados e depois de instalado você ainda pode escolher outros gratuitamente. Existem também os mais complexos em sites que vendem templates, mas se quiser algo mais personalizado recomendo pesquisar pessoas que montam o template da forma que preferir.

PODERÁ FAZER: Se você for auto-didata ou já entender um pouco de HTML poderá aprender na Internet como fazer seu próprio template com bastante facilidade, existem muitos tutoriais a respeito. Foi assim que eu aprendi, tentando fazer, quebrando a cara mesmo, lendo na Internet e tentando fazer os meus.

Templates para blogs: O que é essencial?

NOME DO BLOG: Procure destacar o nome do seu blog já no início do template, para que as pessoas assim que entrarem no blog já encontrarem o nome, memorizando e podendo voltar depois caso goste do conteúdo.

PERFIL: É essencial que seu template tenho um mini –perfil com link para o perfil completo. Poderá colocar uma foto para as pessoas te conhecerem melhor. Você sabia que o perfil é uma das coisas mais acessadas de um blog? Quem gosta do blog é natural que clique para saber mais a respeito do blogueiro.

E-MAIL PARA CONTATO: Coloque e-mail para contato para que seus leitores se comuniquem com você ou qualquer outra pessoa que tenha interesse em falar contigo sobre assuntos relacionados ao blog. Poderá até criar um e-mail especial para isto, caso não queira que se misture com seu e-mail pessoal.

LINKS PARA REDES SOCIAIS: Não se esqueça de divulgar suas redes sociais para que as pessoas estreitem ainda mais a relação com você e mantenham contato.

CAIXA DE BUSCA: Facilite para seu leitor encontrar o que está procurando, os assuntos que se interessa, a maioria dos sistemas de blogs fornecem a possibilidade de adicionar a caixa de busca, utilize este recurso!

PinitTemplates para Blogs 2 - Empreendedorismo Criativo

CATEGORIAS E TAGS: É importante dividir o conteúdo do seu blog em categorias e tags. No geral as categorias são os assuntos principais do blog e as tags são as etiquetas específicas de cada post. Por exemplo, em um blog sobre beleza poderia categorias como Cabelo, Maquiagem, Fitness e em um post colocado na categoria Cabelo teria as tags mais específicas como alisamento, produto tal, etc.

Antes de criar o template defina as categorias e use e abuse da funcionalidade de colocar as categorias e tags listadas no menu do blog.

ARQUIVOS: Outra funcionalidade que todo sistema gerenciador de blog dá é adicionar os links para arquivos do blog, geralmente separados por data (mês, ano etc). Isto também ajuda o leitor e separa o seu conteúdo.

LINKS: Gosta de outros blogs? Demonstre seu carinho linkando no menu, é gentil e mostrará um pouquinho mais de você (suas preferências) para seu leitor.

WIDGETS: Facebook, Instagram, Twitter fornecem códigos que você pode utilizar no blog para mostrar suas últimas fotos, posts ou twittadas. É bom porque divulga suas redes sociais e seus leitores podem manter contato com você.

Aqui está a hospedagem profissional que eu indico para seu blog:

PinitTemplates para blogs
ÁREA DE POSTS: Legal que cada post tenha um link único para aquele post, título, data onde foi postado e que as tags e categorias daquele post sejam mostrados, assim o visitante pode clicar para visitar mais daquela tag ou post.

Adicione também opções para o leitor comentar, curtir, compartilhar. Além de te ajudar na divulgação aumenta a interatividade do seu blog.

TEMPLATE CARA DO BLOG: É legal que seu template tenha a ver com o que vai falar no seu blog. E que o template tenha “ a cara “ do blog, sejam relacionados.

Mas de nada adianta ter um lindo template e o blog não ter conteúdo interessante. Um bom blog casa perfeitamente conteúdo com o visual. E disto falaremos no próximo post e vídeo da série.

[tweetthis]Dicas Incríveis sobre Templates para Blogs ►[/tweetthis]

E o resumo do quarto post da séria Vida de Blogueira, está abaixo:

PinitTemplates para Blogs 3 - Empreendedorismo Criativo

>> E o que postar no blog? Clique aqui e confira o 5º post da série <<

Espero que tenha gostado deste novo post da Série Vida de Blogueira sobre templates para blogs. Tem alguma dúvida ou sugestão? Fique a vontade para deixar nos comentários!

Confira também a fanpage do blog, beijos e até o próximo post!

Gratidão e Sucesso!
signature

Inscreva-se e não perca nenhum post!

Você também receberá o Plano de Negócios Online pra começar a transformar paixão em negócio!

Deixe seu feedback



O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

Receba o Workbook Plano de Negócios Online!

Nossa trupe:

+ + + =
76720 pessoas #gratidão
Anterior
Tudo que precisa saber sobre domínios e hospedagem de blogs
Tudo o que tem que saber sobre templates para blogs