Escolha uma Página
 

Como Criar Post para Blog: A Anatomia do Post Perfeito!

Blogs, Empreendedorismo Criativo, Marketing Digital | 0 Comentários

Imagine só você criando posts no blog do seu negócio e atraindo milhares de pessoas todos os meses para conhecer seus produtos e seus serviços…

É o que deseja, mas não sabe bem como criar seus conteúdos? Essa estrutura irá te ajudar.

No vídeo mostro passo a passo:

 >> Clique aqui pra se inscrever no canal <<

Se você viu meus últimos posts: Como ser encontrado no Google e Este Tipo de Conteúdo te Ajudará a Atrair Clientes deve ter percebido como o conteúdo de valor disponibilizado em um blog do site do seu negócio é útil na estratégia de divulgação do seu negócio através da Internet certo?

Só que talvez anda tenha dúvidas sobre isso ou não saiba muito bem por começar, por isso a Anatomia do Post Perfeito pode te ajudar.

O poder do post perfeito

1. Seu conteúdo estabelece credibilidade como expert

É um processo inconsciente: Se você disponibiliza um conteúdo que ajuda seu público a resolver algum desafio ou necessidade através de informação, inspiração ou entretenimento, a pessoa te percebe como um entendedor do assunto.

E se você entende tanto daquele assunto certamente vai ter a solução que ele/a procura certo?

Sim, é isso que seu cliente em potencial também irá pensar a seu respeito.

2. Atrai pessoas e oportunidades de negócio

Mais de 100 bilhões de pesquisas mensais são feitas no Google. Se você tem um conteúdo que alguém está procurando, será exibido nos resultados das pesquisas e novos clientes em potencial chegarão ao seu site.

Mostrei no vídeo acima que somente um post que criei nesse blog já atraiu quase 50.000 pessoas para esse site.

Esse é o poder de criar posts utilizando o modelo que chamei de Anatomia do Post Perfeito.

3. Constrói confiança com sua audiência

As pessoas compram de quem confiam. A cada conteúdo produzido por seu negócio consumido por sua audiência, mais relacionamento vai sendo criado entre seu negócio e seu público.

Aproveite para contar histórias: suas, de seus clientes, de quem te inspira… Pois histórias têm poder de conexão.

4. É porta de entrada de clientes através do Google

Você não vai querer deixar seu negócio de fora do Google certo?

E o mais incrível é que a Anatomia do Post Perfeito atrai pessoas de forma gratuita através dos mecanismos de busca.

O que é um post perfeito?

1. O post que atrai as pessoas certas

 Um post perfeito é aquele que atrai as pessoas com as necessidades, desejos e dúvidas que são atendidas por seus produtos ou serviços.

Apenas dando um exemplo extremo, mas se você tem um blog de crochê e cria um conteúdo sobre marmitas congeladas, talvez não vá atrair um público que te interessa no momento.

Pode ser que alguém que se interessa por marmitas congeladas também se interesse por tapetes de crochê? Pode ser, mas é apenas uma hipótese, quando poderia estar criando conteúdo sobre “dicas para manter seu tapete de crochê como novo por mais tempo” e atrair exatamente quem se interessa pelo assunto percebe?

2. O post que desperta uma ação

Um dos erros que as pessoas mais cometem na hora de criar conteúdo em blog (e que eu cometi durante muito tempo também) é o de não aplicar a regra do “Tá e daí?” nos seus posts.

Você pode produzir o conteúdo mais fantástico do mundo, se não incluir uma chamada pra ação no final não passará no teste do “Tá e daí? E agora, o que eu faço?” que habita a mente de todo mundo que termina de ler um post de blog.

A chamada pra ação pode ser um convite pra baixar seu novo e-book, se cadastrar em seu webinário, entrar em contato pelo whatsapp. Não importa como, mas sempre finalize seus conteúdos com uma chamada pra ação.

3. O post que compartilha valor

Vivemos na Era dos Propósitos. Você não quer mais lucro por lucro, você quer transformar a vida das pessoas através dos seus produtos e serviços.

E por que não… através dos seus conteúdos também? Seus conteúdos permitem que você compartilhe o propósito do seu negócio enquanto também realiza sua divulgação.

Nada de musiquinhas e propagandas sem pé nem cabeça que foram feitas só pra chamar a atenção, você agora pode iniciar a transformação do seu cliente a partir do primeiro contato e isso é fantástico!

Antes de criar o post perfeito

Outro erro que já cometi também nesses mais de 10 anos criando posts é não ter uma estratégia antes de criá-los de fato.

Essas são algumas ações estratégicas para você realizar antes de começar a criar o post:

1. Defina pra quem é

Em seu público-alvo você pode ter alguns tipos de clientes, crie posts para todos os tipos!

Exemplo: Uma empreendedora que trabalha com lembrancinhas, pode criar posts com dicas de lembrancinhas para chá de bebê, aniversário de 1 ano, aniversário infantil, debutantes, casamentos, bodas.

Em cada post, utilizando uma abordagem diferente, já que são públicos com algumas particularidades (mamães, noivas ou mulheres casadas).

2. Qual é o objetivo do post?

Você pode criar posts para educar, entreter ou inspirar. Defina qual será o tipo de posts antes de criá-lo.

E lembra que o post perfeito precisa despertar uma ação?

Antes de criar o post já estipule qual será a ação que você deseja despertar com esse conteúdo.

3. Defina as palavras-chave

As pessoas procuram no Google e outros mecanismos de busca utilizando palavras-chave e termos de busca específicos. Defina quais serão as palavras-chave e termos de busca que serão trabalhados em seu conteúdo.

Uma ferramenta incrível que você pode usar é o Keyword Tool, que te permite descobrir várias palavras-chave e termos de busca mesmo em sua versão gratuita.

Mãos à obra: Hora de criar seu post perfeito!

1. Defina um título impactante

Seu título deve chamar a atenção do seu cliente em potencial. Não esconda bons conteúdos em títulos ruins, pois isso pode te prejudicar e não despertar a atenção e interesse da pessoa em seu conteúdo.

Capriche em conteúdos do tipo:

  • Como (Ex: Como cuidar do seu tapete de crochê)
  • Erros (Ex: 5 erros que você pode estar cometendo na hora de traçar metas)
  • Mitos (Ex: 7 mitos sobre marmitas congeladas)
  • Listas (Ex: 10 ideias de lembrancinhas de maternidade para meninas)
  • Dúvidas (Ex: 6 maiores dúvidas sobre energia pessoal)

2. O que o conteúdo deve ter

Muitas vezes seu cliente em potencial enfrenta determinado problema e nem sabe disso, por isso sempre ajude-os a identificar o problema ao começar seu conteúdo.

Depois disso, mostre as soluções colocando exemplos. Se tiver depoimentos e histórias de clientes para compartilhar, seu post ficará ainda melhor!

As objeções são as crenças limitantes da venda. Ajude seu cliente em potencial a quebrar as objeções já em seu post, adicionando frases como “Mas talvez você está pensando…”, “Sei que pode parecer bom demais pra ser verdade…”, “Mesmo que não tenha muito tempo disponível…” etc.

E claro, finalize com a chamada pra ação.

3. Utilize SEO para otimizar o conteúdo

SEO é uma técnica que otimizará seu post para ser mais facilmente encontrado em mecanismos de busca como o Google.

Algumas dicas que podem te ajudar nisso também:

  • Navegabilidade: Separe blocos de texto com Subtítulos H2, H3 etc Isso ajudará sua audiência a ler melhor seu conteúdo;
  • Palavras-chave: Lembra da escolha das palavras-chave lá antes de criar? Utilize as palavras-chave escolhidas no texto, títulos e subtítulos para que o Google entenda qual o assunto do seu post e possa entregar seu conteúdo nas buscas. Mas atenção, não repita  muitas vezes, pois poderá causar efeito reverso e o Google considerar seu conteúdo como SPAM;
  • Utilize links internos e externos: Links internos ajudam a aumentar o tempo do seu visitante no site e externos, mostram que seu conteúdo não está em uma bolha e “conversa” na Internet. O Google valoriza isso também;
  • Use imagens para ilustrar o conteúdo: Além de facilitar a leitura e compreensão, existe também a busca por imagens que pode trazer visitantes valiosos ao seu site;

Se você utiliza WordPress para gerenciar seu site e blog (recomendo), existe um plugin gratuito chamado Yoast SEO que te ajuda a aplicar SEO em seu post, dando dicas de como você pode melhorar.

O que fazer depois de publicar seu post perfeito?

Pronto Paty, terminei meu post e já apertei o botão publicar. Tudo pronto!

Calma, ainda tem mais uma coisinha! Depois que publicar lembre-se de compartilhar nas mídias sociais de seu negócio: Instagram, Pinterest, Facebook, Twitter, Linkedin, You Tube etc.

Mostrei no vídeo desse post como o maior pico de visualizações dos meus posts é justamente quando publico, devido a divulgação massiva que faço.

Não tenha medo de ser repetitivo, são públicos diferentes em cada mídia social e que estão online em horários diferentes. 

Depois, esse post continuará trabalhando por seu negócio, pois é isso que um post perfeito faz por você.

Você deseja o Mapa Mental do Post Perfeito?

Se você leu até aqui, parabéns! Tenho certeza que você está ainda mais capacitado a criar posts perfeitos e poderosos que trarão mais visitas para seu site e, por consequência, mais clientes.

Baixe agora o Mapa Mental desse post, assim toda vez que você for criar um post você pode consultá-lo:




Gratidão e sucesso!

Novidades do Ateliê

E-book Grátis!

Descubra os 7 erros que impedem de atrair mais clientes pela Internet!

Pin It on Pinterest