Por que reclamar é prejudicial para seu cérebro (e pra seu sonho também)

Por que Reclamar da vida é prejudicial para seu cérebro (e pra seu sonho também)

Quem aí conhece alguém que reclama da vida sem parar? Que o papo da pessoa é só reclamar da vida em todos os sentidos possíveis e imagináveis?

Hoje quero compartilhar com você uma notícia que li bem interessante sobre isto. Esta notícia nos mostra por que reclamar da vida é prejudicial para nosso cérebro. Reclamar da vida e também dar ouvido para quem reclama.

No Bom Dia Sonhador de Nº 29 batemos um papo sobre isto. Confira abaixo:

Por que Reclamar da vida é prejudicial para seu cérebro (e para seu sonho também)

Clique aqui para curtir a fanpage. O Bom Dia Sonhador rola por lá ao vivo de segunda a sexta às 9:30

Dicas para te ajudar a sair da zona de conforto

O autor, cientista da computação e filósofo, Steven Parton examinou as emoções negativas provocadas pela reclamações. A teoria dele sugere que a negatividade e a reclamação alteram a estrutura e função do cérebro e do corpo.

Parton trabalha com a neuroplasticidade, a ciência que mostra como o cérebro constrói suas conexões com base em tudo que é exposto de forma repetida.

Em resumo é o seguinte: nosso cérebro trabalha com sinapses, responsáveis pelos pensamentos. O pensamento faz uma sinapse disparar reações químicas para outras sinapses, construindo espécies de pontes. Uma espécie de descarga elétrica transmite a informação.

Toda vez que a descarga elétrica é acionada as sinapses se aproximam mais pra facilitar o processo, diminuindo a distância. É como se o cérebro se alterasse fisicamente para facilitar que as sinapses adequadas compartilhem a reação química e, tornando mais fácil para o pensamento se propagar.

Isto tudo significa que quanto mais você reclama, fala mal, etc mais você está alterando seu cérebro pra gerar mais pensamentos deste tipo.

Pinit5 dicas para usar seu cérebro a seu favor - Mentalidade de Sucesso - Mindset - Pinterest

Ouvir notícias e conversas negativas o tempo todo também é prejudicial…

Você já ouviu falar sobre os neurônios espelhos?

Parton explica que o seu cérebro relaciona-se com o que a outra pessoa graças aos “neurônios-espelho”, que garantem que aprendamos com o meio ambiente, e são também os elementos bioquímicos essenciais da empatia.

Nessa conversa nossa porção empática responde “experimentando” essa emoção, como se fosse uma tentativa de se relacionar e compreender o drama do outro.

Quando alguém derrama um caminhão de fofocas, de negatividade e drama em cima de você, você pode ter certeza que está sendo afetado bioquimicamente por essa energia, o que poderá diminuir suas chances de ser feliz.

Paty, e qual é a solução?

Começar a focar nas coisas boas, construir relacionamentos saudáveis, ter conversas sobre conquistas e projetos, e não sobre os outros. A gratidão. Tudo isto te ajudará a moldar seu cérebro em sinapses que te permitem estar mais atento a oportunidades e transformar positivamente sua vida (inclusive realizar seus sonhos).

Exercício que pode te ajudar

EXERCÍCIO: Gerente do pensamento / você não é seu pensamento, você pode gerenciá-lo. Fique presente e se um pensamento negativo desperta, corte imediatamente lembrando que é apenas um impulso elétrico e lembre imediatamente de algo que ama muito. Assim você estará construindo novas sinapses e usando este mecanismo de funcionamento do cérebro a seu favor.

► O Diário da Gratidão ajuda muito nisto também: você pode ler mais sobre isto clicando aqui.

E não se esqueça: é possível sim criar de propósito a vida dos seus sonhos e você pode viver seus sonhos transformando paixão em negócio do coração 😉

Beijo! Estou sempre torcendo por você, Paty.

Gratidão e Sucesso!
signature

Inscreva-se e não perca nenhum post!

Você também receberá o Plano de Negócios Online pra começar a transformar paixão em negócio!

Deixe seu feedback



O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Receba o Workbook Plano de Negócios Online!

Nossa trupe:

+ + + =
76731 pessoas #gratidão
Anterior
Zona de Conforto? Isto pode te ajudar!
Por que Reclamar da vida é prejudicial para seu cérebro (e pra seu sonho também)