Por que Reclamar da vida é prejudicial para seu cérebro (e pra seu sonho também)
Quem aí conhece alguém que reclama da vida sem parar? Que o papo da pessoa é só reclamar da vida em todos os sentidos possíveis e imagináveis?
Hoje quero compartilhar com você uma notícia que li bem interessante sobre isto. Esta notícia nos mostra por que reclamar da vida é prejudicial para nosso cérebro. Reclamar da vida e também dar ouvido para quem reclama.
Dicas para te ajudar a sair da zona de conforto
O autor, cientista da computação e filósofo, Steven Parton examinou as emoções negativas provocadas pela reclamações. A teoria dele sugere que a negatividade e a reclamação alteram a estrutura e função do cérebro e do corpo.
Parton trabalha com a neuroplasticidade, a ciência que mostra como o cérebro constrói suas conexões com base em tudo que é exposto de forma repetida.
Em resumo é o seguinte: nosso cérebro trabalha com sinapses, responsáveis pelos pensamentos. O pensamento faz uma sinapse disparar reações químicas para outras sinapses, construindo espécies de pontes. Uma espécie de descarga elétrica transmite a informação.
Toda vez que a descarga elétrica é acionada as sinapses se aproximam mais pra facilitar o processo, diminuindo a distância. É como se o cérebro se alterasse fisicamente para facilitar que as sinapses adequadas compartilhem a reação química e, tornando mais fácil para o pensamento se propagar.
Isto tudo significa que quanto mais você reclama, fala mal, etc mais você está alterando seu cérebro pra gerar mais pensamentos deste tipo.
Ouvir notícias e conversas negativas o tempo todo também é prejudicial…
Você já ouviu falar sobre os neurônios espelhos?
Parton explica que o seu cérebro relaciona-se com o que a outra pessoa graças aos “neurônios-espelho”, que garantem que aprendamos com o meio ambiente, e são também os elementos bioquímicos essenciais da empatia.
Nessa conversa nossa porção empática responde “experimentando” essa emoção, como se fosse uma tentativa de se relacionar e compreender o drama do outro.
Quando alguém derrama um caminhão de fofocas, de negatividade e drama em cima de você, você pode ter certeza que está sendo afetado bioquimicamente por essa energia, o que poderá diminuir suas chances de ser feliz.
Paty, e qual é a solução?
Começar a focar nas coisas boas, construir relacionamentos saudáveis, ter conversas sobre conquistas e projetos, e não sobre os outros. A gratidão. Tudo isto te ajudará a moldar seu cérebro em sinapses que te permitem estar mais atento a oportunidades e transformar positivamente sua vida (inclusive realizar seus sonhos).
Exercício que pode te ajudar
EXERCÍCIO: Gerente do pensamento / você não é seu pensamento, você pode gerenciá-lo. Fique presente e se um pensamento negativo desperta, corte imediatamente lembrando que é apenas um impulso elétrico e lembre imediatamente de algo que ama muito. Assim você estará construindo novas sinapses e usando este mecanismo de funcionamento do cérebro a seu favor.
► O Diário da Gratidão ajuda muito nisto também: você pode ler mais sobre isto clicando aqui.
E não se esqueça: é possível sim criar de propósito a vida dos seus sonhos e você pode viver seus sonhos transformando paixão em negócio do coração 😉
Beijo! Estou sempre torcendo por você, Paty.
Carla
27/02/2020Paty obg pelas sugestões!
Realmente quando nos deparamos com conversas negativas, sentimos nossas energias serem sugadas!
E isso nos deixa pra baixo, sem nenhuma motivação.
É assim que me sinto quando converso com alguém que só fala coisas negativas!
Paty Pegorin
02/03/2020Sim, que bom que podemos ser agente de transformação e mudar isso ♥