Empreendedorismo Feminino: Como ser uma empreendedora!

Empreendedorismo Feminino: Como ser uma empreendedora!

Hoje quero falar com você mulher que tem um chamado empreendedor . Que tem vontade de desenvolver um trabalho que faça a diferença no mundo e te retorne em mais qualidade de vida.

Você que concorda que há algo bom reservado pra sua vida e está disposta a realizar sua parte. Sim, é com você mulher empreendedora que desejo falar.

PinitEmpreendedorismo Feminino: Como ser uma empreendedora!
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto. Está ligado ao termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

Enfim, um empreendedor é um fazedor, no sentido mais incrível da palavra…

Reuni as 7 competências que considero essenciais para o empreendedorismo feminino.

PinitMulheres Empreendedoras Tit

Empreendedorismo Feminino: Como ser uma empreendedora

1. Crença

PinitEmpreendedorismo Feminino: Como ser uma empreendedora!
Gosto de sempre começar pela mente, pois ela é a fonte geradora de empreendimentos. Tudo aquilo que usamos hoje é fruto da mente de alguém. De alguém que acreditou que era possível fazer diferente e criar algo novo. Esta é a crença que você precisará para começar.

Toco sempre em outro ponto que é o de nunca se colocar abaixo ou acima de ninguém. Se uma pessoa tem a capacidade de fazer, você também tem. Não existem seres melhores, existem seres que fazem.

Se você tem um problema de crença, de achar que é utópico ou impossível lhe convido a procurar por empreendedores na Internet. Pesquise as histórias dos criadores das maiores lojas, marcas, produtos, objetos que você conhece. Mas faça isto de uma posição onde buscará inspiração, nunca se colocando em um lugar de“… mas ele é excepcional, e eu não”.

Você verá que todos os fazedores acreditaram (e muito) que sua ideia era possível.

2. Ideia

PinitEmpreendedorismo Feminino: Como ser uma empreendedora!
Chegamos ao segundo ponto – a ideia. Tem duas frases que gosto muito sobre ideias:

✔ “As maiores ideias são as mais simples” William Golding
✔ “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” Einstein

As ideias têm realmente este poder de expandir mentes. Acredito que se você se interessou por este site é porque é uma pessoa repleta de ideias. Eu só tenho algo a te dizer sobre isto: acredite nelas!

Caso o seu problema sejam as ideias, um exercício incrível de criatividade é olhar pra tudo e tentar ter uma ideia a respeito.

Uma ideia incrível é aquela que tem um propósito bem definido. E principalmente, que faça a diferença de alguma forma.

No começo pode parecer difícil, mas busque praticar. A prática vai te levar a um novo hábito.

Outro exercício para a criatividade que eu gosto muito é a reciclagem. Você não precisa colocar a mão na massa se não quiser, mas olhe para objetos jogados no lixo (caixas, embalagens etc) e fique imaginando novas funções para eles. Como poderiam ser reciclados?

Acredite, este é um exercício simples, mas que força a parte criativa da sua mente funcionar. Eu pratico muito este exercício!

Uma ideia incrível é aquela que tem um propósito bem definido. E principalmente, que faça a diferença de alguma forma.

3. Visão

PinitEmpreendedorismo Feminino: Como ser uma empreendedora!
Depois de chegar a sua ideia principal é hora de exercitar sua visão. Você precisa ter uma visão, isto é essencial para colocar sua ideia em prática.

Visão é você ter exatamente em mente qual é sua ideia, o porquê dela ser útil ao mundo e se visualizar presenteando o mundo com esta ideia na prática.

Você pode até não saber agora quais serão os caminhos que você terá que pegar para alcançar sua visão, mas você já se consegue visualizar de posse desta ideia realizada.

Este é um ponto que muita gente falha. Tem uma ideia, até acredita que conseguiria implantar a ideia, mas não consegue se visualizar neste processo. Por n motivos, acaba deixando a rotina vencer.

Quando você está embebido com sua visão, você está disposto a fazer o que é necessário. Você sabe, por exemplo, se está no caminho certo se conseguiria normalmente acordar mais certo só para realizar algo que esta ideia pede… ou nem dormir.

Entende o grau de comprometimento? É este que você busca.

4. Projeto

PinitEmpreendedorismo Feminino: Como ser uma empreendedora!
Você tem uma ideia, uma visão e sabe que pode chegar lá. Então chegou o momento de partir para a prática: definir o projeto.

Na fase de projeto você irá definir quais serão as etapas da implantação do seu empreendimento e principalmente a forma como apresentará esta ideia, quais serão seus diferenciais?

A pesquisa é a melhor amiga do projeto e o perfeccionismo é o maior inimigo. Faça anotações, encontre aquilo que deseja fazer de verdade, separe em itens, mas não fique nesta etapa para sempre, muitos pecam por ficar projetando toda a vida e nunca tirar nada do papel.

Acredite: feito é melhor que perfeito.

Eu vou te dar um exemplo prática. Sou coach, terapeuta holística e empreendedora digital. E sempre me perguntava como poderia unir em um projeto só a filosofia do coaching, a visão da terapia holística de que o ser humano não é um separado de coisas, mas um conjunto único e o empreendedorismo digital em si.

Eu comecei pelo que não queria. Eu sabia que não queria ter que desenvolver um projeto pra casa coisa, mas reunir tudo em algo único. E, principalmente, que pudesse ajudar as pessoas de alguma forma.

PinitEmpreendedorismo Feminino: Como ser uma empreendedora!
Eu não sabia direito ainda o que faria, mas fui pesquisar e pesquisei muito. Fui ver o que outros criadores estavam fazendo, para expandir horizontes, mas pesquisei muito dentro de mim o que de fato queria compartilhar com o mundo!

Anotei todas as ideias e no final da pesquisa tinha um bloco de papéis com muitas anotações. No início da semana seguinte me dediquei a esboçar a cara do meu novo empreendimento, reunindo o melhor de tudo que tinha anotado. Nascia o projeto deste site, que reunia o melhor daqueles três sites que citei, mas com minha mensagem em foco… A de que você pode transformar o que ama em negócio online e com sua cara, seu DNA.

Pergunte-se sempre:

PinitEmpreendedorismo Feminino: Como ser uma empreendedora!

Dentro da resposta a esta pergunta reside nossa missão. Pelo quê deseja ser conhecido pelos outros? Esta é uma pergunta útil a ser refletida e respondida.

5. Metas

PinitEmpreendedorismo Feminino: Como ser uma empreendedora!
As fases das metas e do projeto estão interligadas. Tem uma frase que gosto muito que é: “Metas são sonhos com data de chegada”.

E realmente considero as metas um passo essencial para transformar sonhos em realidade, porque você traz algo que está apenas no seu campo mental para o seu campo da prática. Um bom exemplo é quando você escreve suas metas no papel.

Por isso é tão importante escrever, você faz a transição entre dois mundos e algo misterioso acontece, pois seu corpo se mobiliza para realizar aquilo que determinou.

Uma boa meta tem que seguir a fórmula: O QUÊ + PARA QUÊ + QUANDO.

Ter uma data limite é essencial para qualquer meta. Um exemplo prático: Digamos que você queira escrever um livro. Suas metas têm que ser algo do tipo:

a) Terminar meu Livro / Escrever 50 páginas / Até 30/03
b) Terminar meu Livro / Escrever +50 páginas / Até 30/04
c) Definir Capa / Consultar Designer / Até 15/05

Se você deseja começar a estabelecer suas metas agora mesmo, baixe o Tira do Papel. Este workbook irá te ajudar a criar suas metas!

PinitPaty Pegorin - Tira sua ideia do papel

Clique aqui para baixar

Desta forma, estabelecendo metas e se dispondo a realizá-las, você chega longe. Muito além do que sequer consegue imaginar.

E não tenha medo de estipular metas grandiosas. Acredite, grandes feitos vêm desta atitude ousada.

A minha vida como empreendedora digital mudou da água para o vinho quando estipulei metas e corri atrás do que era necessário para colocá-las em prática.

6. Execução

PinitEmpreendedorismo Feminino - Como ser uma empreendedora
Chegamos a um ponto crucial do empreendedorismo: a execução. Nesta etapa colocamos a mão na massa e vamos buscar nossos sonhos, realizando da melhor maneira possível cada meta estabelecida.

Uma postura ótima para o empreendedor é sempre dar seu algo a mais, fazendo um pouco além do planejado, assim, o cumprimento das metas pode ser até mais rápido do que o planejado.

Alguns inimigos desta etapa são a procrastinação e, mais uma vez, o perfeccionismo.

Sobre o perfeccionismo, já falamos… E eu te mostrei que fazer é melhor do que não-fazer-esperando-a-perfeição.

Agora, sobre a procrastinação, tem uma postura bem interessante que você pode tomar que é a de pensar sempre que hoje é melhor do que amanhã e se começar hoje, daqui um mês terá tido trinta dias a mais na sua execução! Confira também tem a estratégia para vencer a procrastinação que já divulguei aqui no blog.

7. Acompanhamento

PinitEmpreendedorismo Feminino: Como ser uma empreendedora!
E por fim e não menos importante, chegou a hora de falar do acompanhamento que é um passo essencial na hora de empreender.

Esta é a hora de verificar se as metas estão sendo cumpridas, se tudo está sendo executado como planejado ou se há algo a ser projetado novamente.

Isto é muito importante, para que as metas não sejam perdidas ou esquecidas. O caminho do empreendedor pode ser solitário no começo, principalmente no começo.

Não espere que todos acreditarão em sua ideia: você é quem precisa acreditar.

Muitos empreendedores pela história já foram taxados de loucos por causa de suas ideias.

Por isso eu te digo, você precisa ser sua principal aliada neste processo, fazendo todo o acompanhamento dele como sua própria mentora e amiga.

Tenho certeza que desta forma você alcançará muito sucesso em seus empreendimentos. E eu estarei na primeira fila da arquibancada torcendo por você!

Gratidão e Sucesso!
signature

Inscreva-se e não perca nenhum post!

Você também receberá o Plano de Negócios Online pra começar a transformar paixão em negócio!

Deixe seu feedback



O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário
  • Elaine Souza
    13/03/2015

    Meu Deus, que grata surpresa ver a nossa entrevista postada num artigo de tamanho valor, muito rico e com um ponto de vista maravilhoso que pode realmente impactar mais mulheres para que venha realizar os seus sonhos porque é perfeitamente possível. Obrigada Paty e muito sucesso pra você!

Receba o Workbook Plano de Negócios Online!

Nossa trupe:

+ + + =
76731 pessoas #gratidão
Anterior
Filtro dos Sonhos: Guia Completo – A história, Onde Comprar, Como Fazer e mais!
Empreendedorismo Feminino: Como ser uma empreendedora!