Como vender artesanato no Instagram: Insta que vende em 7 Passos!

Você não tem o resultado que gostaria com seu Instagram de artesanato e fica se perguntando: Como vender artesanato no Instagram? Nesse vídeo vou mostrar…

Por 

Você não tem o resultado que gostaria com seu Instagram de artesanato e fica se perguntando: Como vender artesanato no Instagram?

Nesse vídeo vou mostrar 7 passos (com estudos de caso) para estruturar seu Instagram de artesanato focando em vender mais seu trabalho criativo.

Se você tem dúvidas sobre:

– Como estruturar biografia para instagram de artesanato;
– Afinal qual conteúdo para instagram de artesanato devo postar?
– Como definir uma bio para instagram de artesanato que atraia mais clientes;
– O que postar no instagram de artesanato: qual tipo de post para instagram de artesanato é melhor?

Então, bora pro vídeo que ele foi criado especialmente para você!

Como vender artesanato no Instagram

>> Clique aqui para se inscrever no canal do You Tube <<

Passo 1) Escolha uma foto de perfil que conecta

O Instagram é uma ferramenta que te permite atrair exatamente as pessoas que podem se transformar em seus clientes, mas é importante ter sempre em mente que as pessoas não estão no Instagram para comprar nada.

Elas estão por lá para se conectar e relacionar com aquelas pessoas e assuntos que têm interesse, por isso, usar sua própria foto no perfil do instagram de artesanato sempre vai conectar mais do que usar a logomarca.

Não é à toa que grandes marcas têm optado por usar mascotes em suas redes sociais, isso ajuda a emular essa conexão.

E mais conexão é igual a mais engajamento que é justamente o que você deseja no seu instagram porque a plataforma tende a exibir mais os conteúdos mais engajados.

Use na foto um elemento que remeta ao seu trabalho, isso ajuda a te colocar como referência em sua técnica.

Vou usar como exemplo nesses posts dois artesãos que acompanho, admiro bastante e fazem um excelente trabalho no Instagram:

Como vender artesanato no Instagram - Insta que vende em 7 Passos - Foto de Perfil

Passo 2) Como fazer a biografia para instagram de artesanato

Definir a bio para instagram de artesanato, assim como para qualquer outro perfil no Instagram, é crucial porque a partir dela as pessoas ficam te conhecendo melhor e descobrem seu posicionamento.

O grande desafio é resumir em 150 caracteres tudo o que você faz, mas é primordial que sua bio tenha:

  • Seu posicionamento (o que você faz + seu diferencial);
  • Um fator de autoridade (quantidade de alunos, clientes ou anos de experiência);
  • CTA (chamada para ação);
  • Link para sua loja virtual ou para agregador de links (onde as vendas acontecem).

Passo 3) Tenha Destaques

Os destaques organizam seu conteúdo e ajudam as pessoas que te seguem a encontrar com mais facilidade o que precisam.

Alguns destaques que você pode (e deve) criar:

  • Como comprar: mostre o passo de uma compra desde o carrinho até a finalização para a pessoa visualizar como é fácil e seguro comprar de você;
  • Formas de pagamento: coloque todas formas de pagamento que você aceita;
  • Clientes: coloque todos os depoimentos de clientes nesse destaque;
  • Novidades: como os stories têm duração de apenas um dia, aumente a duração deles salvando todas suas novidades nos destaques.
Como vender artesanato no Instagram - Insta que vende em 7 Passos - Destaques para instagram de artesanato

Passo 4) O poder dos stories para seu Instagram

Os stories são como o buraco da fechadura para que seus seguidores espiem um pouquinho do seu universo.

Eles ajudam ainda na construção de conexão, por isso poste todos os dias! Se quiser ter mais engajamento que a média é recomendado postar pelo menos 5 stories diariamente.

Nos stories você pode publicar:

  • Seu processo criativo: Acredite se quiser, muita gente não tem a menor noção do trabalhão que dá fazer algo artesanalmente, quando você compartilha seu processo criativo você agrega valor em seu trabalho, pois as pessoas entendem realmente o processo de construção de cada peça e vêem como seu trabalho é minucioso e caprichado;
  • Depoimentos: Alguém falou bem do seu trabalho no whatsapp, facebook, instagram ou depoimento da plataforma de vendas que utiliza? Sempre peça autorização e compartilhe! Isso ajuda que outras pessoas confiem na sua entrega;
  • Etiquetas: O instagram fornece uma série de etiquetas para stories que te ajudam a conhecer melhor sua audiência. Sempre utilize as etiquetas de enquetes e perguntas para conhecer melhor seus clientes em potencial!
Como vender artesanato no Instagram - Insta que vende em 7 Passos - Stories para instagram de artesanato

Passo 5) Conteúdo para instagram de artesanato: Diversifique

O segredo para um maior engajamento é o conteúdo diversificado.

Seu conteúdo qualifica sua audiência, atraindo exatamente aquelas pessoas que podem se transformar em clientes reais dos seus produtos.

Por isso, é muito importante ter o funil de vendas em mente publicando conteúdos de:

  • Topo de funil: conteúdos mais abrangentes como frases;
  • Meio de funil: conteúdos mais específicos mostrando que você tem a solução para o que o seu cliente em potencial precisa ou deseja;
  • Fundo de funil: chamada para ação de fato em fotos apaixonantes.

O segredo é não deixar que seu instagram de artesanato vire um panfleto do seu trabalho, mas uma plataforma de conexão e relacionamento com seu público, enquanto também vende o que tem a oferecer.

Passo 6) Use hashtags e localização

As hashtags classificam seu post e podem exibi-lo para outros públicos, pois existem pessoas que seguem as hashtags no Insta também, além de seguir pessoas.

Por isso é tão importante escolher hashtags com sabedoria, mesclando tags super populares com menos populares, aumentando, assim, as chances do seu perfil receber visitas vindas da hashtag em questão.

Indicar sua cidade na localização de todo post pode te ajudar a exibir seus produtos e conteúdos para o público de sua cidade , que muitas vezes pode estar precisando exatamente do que você tem a oferecer, mas não compra de você porque ainda não te conhece.

Passo 7) Seja frequente

Atualize seu Instagram pelo menos uma vez ao dia, se quer que ele tenha mais engajamento e seja mais lembrado pelas pessoas.

A vida da artesã é muito corrida porque normalmente toda artesã começa como uma eupreendedora (responsável por todas as etapas do seu negócio).

Por isso, utilize o poder das tarefas em bloco. Tire dois dias no mês para produzir o conteúdo do mês para seu Instagram e deixe agendado para que seu Insta tenha sempre conteúdo fresquinho.

É importante também sempre postar nos melhores horários, quando sua audiência está mais conectada para que mais gente veja o que você está publicando.

“Paty ainda fico perdida na criação de conteúdo…”

Só que de repente você ainda se sente perdida nessa criação de conteúdo, não sabendo direito o que postar e acaba deixando pra última hora sem sair nada.

Se esse é o seu caso, quero te indicar meu treinamento que está com um preço promocional super acessível, que além de explicar tudo isso que te passei aqui em detalhes, te dá como bônus o Desafio Conteúdo Magnético com 30 dicas de acompanhamento de conteúdo + calendário do que postar e como fazer.

Tem também o bônus do Pack de modelos de posts para artesãs para você não perder tempo pensando no design dos seus conteúdos e agilizar seu processo de criação.

Curso de Instagram para Artesãs - Instartesanato

>> Clique aqui para conhecer o Instartesanato <<

Espero de verdade que você venda muito seu artesanato a partir do Instagram e que essas estratégias te ajudem a estruturar melhor seu Instagram de artesanato!

Caso fique com alguma dúvida sobre qualquer um dos passos é só deixar um comentário!

Gratidão e até o próximo vídeo.

PS: Ainda não me segue no Instagram? Clique aqui e te vejo lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.