Como Viver de Artesanato: Comece pelo Plano de Negócios
Você já se perguntou se é possível viver de artesanato? E a resposta é: sim, é possível! Mas como fazer isso?
No vídeo de hoje, vou te contar tudo o que você precisa saber para começar a transformar o seu hobby em uma fonte de renda. E o melhor caminho para começar é um plano de negócios criativos.
Eu vou te ensinar a criar um plano que seja a sua cara, que seja alinhado com as suas habilidades e com os seus objetivos. Com ele, você vai conseguir organizar as suas ideias, traçar metas e planejar o seu crescimento no mercado de artesanato.
Então, se você quer se tornar uma artesã de sucesso e viver do seu trabalho, não perca esse vídeo! Vamos juntos descobrir como criar um plano de negócios criativo para o seu ateliê.
Como viver de artesanato: Comece pelo Plano de Negócios Criativos
Clique aqui para se inscrever no You Tube e não perder nenhum vídeo postado!
O que é plano de negócios e como ele pode ajudar seu ateliê?
Sabe quando você se pergunta se dá pra transformar seu artesanato em negócio, mas não sabe por onde começar? É aí que entra o plano de negócios. Ele é um documento que vai te ajudar a traçar as estratégias necessárias para alcançar seus objetivos e metas.
Mas calma, não precisa se assustar! Não é nada muito complicado, é só colocar no papel as ideias que você já tem e organizar tudo de forma coerente. E o melhor: ele pode ser super criativo!
Por exemplo, se você faz peças de crochê, pode criar uma seção no plano de negócios para desenvolver novos modelos de peças, outra para estudar o mercado e ver o que está em alta, outra para pensar nas redes sociais que você vai usar para divulgar seu trabalho, e por aí vai.
Na Fofolab sempre faço estudo de tendências, antes de criar os produtos e estratégias.
O plano de negócios é uma espécie de mapa que vai te ajudar a navegar no mundo dos negócios. Ele vai te mostrar as oportunidades e os desafios que você pode enfrentar, além de te ajudar a tomar decisões mais seguras.
E o mais legal é que ele não é só para quem está começando. Se você já tem um negócio de artesanato, pode revisar seu plano de negócios e adaptá-lo para novas situações.
Então, não perde mais tempo e começa a planejar o sucesso do seu ateliê. O plano de negócios irá te ajudar nisso.
O que deve conter o plano de negócios do meu ateliê?
- Nicho de artesanato
- Produtos que irá produzir
- Público-Alvo
- Persona
- Concorrentes
- Fornecedores
- Ponto de venda
- Canais de venda
- Como irá promover seu negócio
- Investimento inicial
- Retorno do investimento inicial
- Despesas fixas
- Receita
- Metas para seu negócio criativo
Como colocar seu plano de negócios criativos em prática
Colocar o plano de negócios criativos em prática pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não precisa ser assim! Afinal, um plano de negócios bem estruturado é a chave para o sucesso do seu ateliê.
A primeira coisa a fazer é estabelecer prioridades. Liste as tarefas que precisam ser feitas para colocar seu plano em ação e defina prazos realistas. Lembre-se de que é melhor fazer pouco e bem feito do que muito e mal feito.
Um passo importante é analisar o mercado e identificar os seus concorrentes. Entender o que eles estão fazendo e como estão se posicionando pode ajudar você a definir o que deve fazer para se destacar.
Outra dica é trabalhar com metas. Defina objetivos a curto, médio e longo prazo e estabeleça indicadores de desempenho para saber se está no caminho certo.
Além disso, não se esqueça de avaliar regularmente o desempenho do seu negócio e fazer ajustes quando necessário. Isso pode incluir mudanças na estratégia de marketing, alterações nos produtos ou serviços oferecidos, ou ajustes nos preços.
Por fim, lembre-se de que o sucesso do seu plano de negócios criativos depende muito da sua motivação e dedicação. Acredite em si mesma, trabalhe duro e mantenha o foco nos seus objetivos. Com o tempo, você verá os resultados do seu esforço e dedicação!
Como criar o plano de negócios do meu ateliê
Agora que você já sabe que pra viver de artesanato, precisa ter um plano de negócios sólido e eficiente né? E a boa notícia é que eu tenho exatamente o que você precisa: baixe grátis seu Plano de Negócios Criativos aqui.
Esse download é o segredo que você precisa para transformar suas ideias em um negócio criativo de sucesso. Com ele, você terá acesso a um guia passo a passo para criar um plano de negócios, que irá te ajudar a conquistar seus objetivos e alcançar o sucesso que você sempre sonhou.
Então, se você quer deixar de perder tempo com estratégias que não dão resultado e começar a investir em algo que realmente pode te levar ao topo, não perca mais tempo e baixe agora mesmo seu plano.
Não deixe essa oportunidade passar, baixe já e comece a trilhar o caminho para o sucesso hoje mesmo!
>> Clique aqui para baixar grátis seu Plano de Negócios Criativos <<
Espero de verdade que esse post tenha te ajudado a perceber a importância de ter um planejamento estratégico para o seu negócio, que vá além de simplesmente criar lindas peças artesanais.
Lembre-se de que planejar é fundamental para garantir o sucesso do seu empreendimento, e que isso não precisa ser algo chato e burocrático. Ao contrário, pode ser muito divertido e criativo!
Quer acelerar e viver de artesanato?
Para realizar o plano que você traçou o próximo passo é ter gestão do tempo e turbinar sua produtividade.
E é isso justamente que ensino no Método Artesã Produtiva do meu treinamento Planejarte. Ele é baseado nesses três pilares: a arte do planejamento, a arte da gestão do tempo e a arte da produtividade.
Aplicando essas técnicas você simplesmente triplica sua produtividade!
Se você deseja conquistar os sonhos com seu ateliê, esse treinamento é pra você:
E lembre-se, o plano de negócios criativos é uma ferramenta poderosa, mas não se esqueça de colocá-lo em prática, testar, ajustar e sempre buscar novas oportunidades de crescimento.
Agora é com você, coloque sua criatividade em ação e planeje seu caminho rumo ao sucesso! E se quiser compartilhar sua experiência conosco, deixe um comentário aqui embaixo.
Gratidão e muito sucesso!