“Autoestima não é excesso de confiança. É saber aceitar sua individualidade e seu valor.”
O
lá, como está hoje? Espero que super bem! Estou chegando com mais um conteúdo pra nossa série especial Ser Singular.A ideia ao criar essa série é que você cada vez mais encontre caminhos para honrar sua singularidade e colocar para fora o grande presente que você é para o mundo, um pacote especial de vivências, experiências e talentos.
A ideia é que justamente você pegue seu pacote exclusivo e transforme-o em propósito, compartilhando seu melhor com o mundo.
Muitas vezes, quando falamos de explorar a singularidade, podem surgir uma série de crenças que te barram de explorar e experimentar todo seu potencial. Como você vira esse jogo? Trabalhando seu mindset.
No vídeo anterior falamos sobre o poder das afirmações pra te ajudar nisso. Trouxe também uma técnica que te ajuda a ainda mais a trabalhar com as afirmações. Hoje vamos utilizar essa técnica para trabalhar a autoestima:
>> Clique aqui pra se inscrever no canal <<
Criando um novo mindset
Todo pensamento tem por trás uma série de conexões neurais. Quanto mais usamos determinadas conexões, mais elas se fortalecem e são escolhidas pelo cérebro como caminhos de pensamento.
É dessa forma que são estabelecidas as crenças e hábitos na vida. Aquilo que fazemos repetidas vezes se fortalece como trilha de conexões neurais dominantes. É isso que chamamos de mindset ou configuração mental.
A neuroplasticidade nos ensina que essa configuração mental não é estática, nosso cérebro é “plástico” e novas trilhas de conexões neurais mais empoderadoras para nossa vida podem ser fortalecidas, utilizando o mesmo processo.
A repetição ajuda nisso, por isso as afirmações positivas são ferramentas interessantes para reconfiguração mental. E as aformações são uma evolução dessa técnica.
Qual é o fluxo de afirmações dominante em sua vida?
Nosso pensamento é composto por um fluxo de afirmações acontecendo o tempo todo. A grande questão é: Quais são as afirmações que você tem utilizado a respeito de todos os assuntos da sua vida?
Quais afirmações você tem utilizado para falar sobre você, suas conquistas, seu passado, presente e futuro?
Estar consciente desse processo e também de que é possível mudar é o primeiro passo para a transformação mental.
Quando começamos a escolher afirmações mais positivas para trabalhar nossa configuração mental, pode acontecer um processo interessante que eu chamo de mente rebatedora.
Que é quando você afirma algo positivo e sua mente traz uma série de justificativas de por que aquilo não é verdade naquele momento pra você.
Se isso acontece com você, te sugiro testar as aformações, uma técnica que surgiu como evolução das afirmações positivas.
O poder das perguntas e as aformações
Nossa mente é configurada para buscar respostas para perguntas. Então, quando você se faz uma pergunta, mesmo sem ter a obrigação de encontrar uma resposta, você já coloca sua mente para trabalhar e isso gera automaticamente novos caminhos neurais, expandindo seu mindset.
O segredo está em fazer perguntas que criam caminhos neurais positivos.
Uma dica importante: esqueça o “por que” na hora de criar aformações, essa pergunta mobiliza justificativas e desculpas. Utilize mais o “Como seria?”, “E se?”, “Que, qual, como?”.
No vídeo desse post você encontra uma série de aformações para trabalhar a autoestima. Você pode repeti-las mentalmente ou em voz alta. Não se obrigue a encontrar respostas, apenas faça as perguntas e deixe seu cérebro fazer o resto.
Aformações para autoestima
- Como seria eu atuar da melhor forma possível em todas as situações?
- E se eu escolhesse me sentir bem comigo mesmo agora?
- E se eu pudesse me cuidar sozinho?
- E se a partir de agora em diante eu reconhecesse e usasse mais o meu próprio poder?
- Como seria eu me respeitar e fazer respeitar?
- Como seria não me importar com o que os outros dizem, com que os outros fazem e que importasse mais pra mim a forma como eu escolho reagir, a forma como eu escolho acreditar a meu respeito agora?
- E se eu pudesse agora respirar fundo e relaxar meu corpo inteiro agora?
- Que energia, espaço e consciência eu poderia acessar agora para me sentir inteiramente amada e me aceitar exatamente como eu sou aqui agora?
- Como seria ver o mundo agora pelos olhos de amor e aceitação?
- E se a partir de agora pudesse acessar mais a minha auto-estima respeitando a pessoa que eu sou?
Tem mais aformações para autoestima no vídeo 😉
Ainda não baixou o Workbook Especial da Série Ser Singular gratuitamente? Clique aqui e se cadastre para receber gratuitamente.