E se você pudesse achar o nicho perfeito para o seu negócio? O nicho que tem tudo a ver com seu propósito, que te energiza e te empolga em transformar vidas?

Descubra a fórmula de 3 perguntas que mais gosto de utilizar para identificar nichos de mercado identificados com o propósito do meu negócio:

 >> Clique aqui pra se inscrever no canal <<

Se você tem pesquisado sobre marketing digital para divulgar seu produto ou serviço, já deve ter se deparado com a ideia de nicho algumas vezes certo?

Mas caso ainda não ouviu falar sobre isso é mais simples do que parece: nicho é um pedaço específico de um mercado que tem necessidades específicas.

Exemplos de profissionais focados em nichos: coaches de recolocação no mercado, nutricionistas de atletas, personal stylist de empreendedoras.

Quando a gente se depara pela primeira vez com a ideia de nichos é estranho. Alguns falam de nichos lucrativos, como se a gente tivesse que achar um tesouro escondido em local inacessível. E será que não seria melhor focar em todo mundo mesmo?

Eu me senti assim, procurei por esse nicho por muito tempo, inclusive fiz muitos testes de nicho.

Nichos de Mercado

 Quando tudo fez mais sentido sobre nichos

As coisas só começaram a fazer realmente sentido quando eu entendi que um nicho é um problema que você resolve a partir das suas habilidades e capacidades.

Pensar assim ficou mais amplo pra mim. Abriu um leque de novas possibilidades.

E quando você foca seu negócio, produtos e serviços em um nicho algo interessante acontece: as pessoas se conectam muito mais do que quando você não focava em nicho nenhum. É como se você estivesse falando diretamente com elas.

Como vivemos na era da conexão, se há essa conexão elas param pra prestar atenção no que você tem a oferecer.

E como você descreve as necessidades e desafios que estão vivendo, eles percebem automaticamente que você é a pessoa certa pra ajudá-los a resolver.

O resultado disso? Você atrai mais clientes em potencial para seu negócio.

Mas como encontrar meu nicho Paty? Eu vou te passar a abordagem que mais fez sentido pra mim e que mais me ajudou nisso:

 3 perguntas que te ajudarão a identificar nichos

1. Visualize seu negócio dos sonhos

Pare por alguns instantes e visualize como seria seu negócio dos sonhos. O que você faria? O que está ao seu redor? O que você vê? Escuta? Sente?

Isso te ajuda a construir uma visão de negócio que guiará suas decisões sobre o que focar.

2. Que problema você está unicamente qualificado a resolver agora?

Com base em tudo que você sabe fazer no momento e sua paixão, o que você pode ajudar as pessoas a resolver nesse momento?

Recomendo que você faça uma lista de tudo que sabe fazer, colocando todas suas habilidades na lista.

3. Para quem você quer resolver esse problema? Com quem amaria trabalhar?

Nesse passo é hora de pensar no outro.

Como é a pessoa que você atende ou gostaria de trabalhar? Como ela não é? Com quem você quer e não quer fazer negócio? Quais são suas qualidades? Isso te ajuda a desenhar seu cliente ideal.

Tem algum grupo ou categoria que essas pessoas se encaixam?

Vêm de um setor específico, quais os problemas desse setor você entende melhor.

Quais valores eles têm que você compartilha?

Eu gosto dessa abordagem pra encontrar nicho porque ela parte do ponto de vista interior para o exterior.

Porque se você busca somente no externo, corre o risco de escolher um nicho desconectado do seu propósito.

A longo prazo, o nicho precisa ser sustentável, ou seja, ele precisa continuar te inspirando a transformar vidas a partir do seu produto ou serviço.

Exemplo prático

Digamos que você é um webdesigner e visualizou seu negócio dos sonhos. Lá você viu seu escritório, com a decoração dos sonhos e você trabalhando em um equipamento de última geração.

Você tem conhecimento em criação de sites e ama fazer isso. Você amaria trabalhar com bandas, porque ama música.

Nasce o seu nicho: criação de sites para bandas.

Por que focar em um nicho se posso focar em todo mundo?

Paty, mas não seria melhor esse webdesigner do exemplo fazer site para todo mundo?

Eis o grande dilema dos negócios: focar em todos os públicos. Quem foca em todo mundo, acaba focando em ninguém.

Por que lembra? Quando você escolhe trabalhar com um nicho específico, você fala diretamente com essas pessoas, isso conecta, desperta interesse e essas pessoas estão mais abertas a comprar de você.

Te ajuda, inclusive, a diferenciar seu negócio.

É claro, faça isso se você realmente deseja um negócio que te energiza, completa e que seja alimentado por um forte senso de propósito.

Então, visualiza seu negócio dos sonhos, lista quais os problemas você está qualificado a resolver e identifique para quem você deseja resolver esse problema, quem é seu cliente dos sonhos?

Agora que você tem um nicho que surgiu a partir do seu propósito, é hora de verificar se esse mercado é viável porque um bom nicho precisa estar em um mercado viável para que seu negócio prospere.

No próximo vídeo falarei sobre isso. Gratidão e até lá!

Marketing Digital com Propósito - Ebook Novo Paty Pegorin

Pegue agora sua cópia grátis do e-book!

E descubra quais são os 7 erros que impedem de atrair mais clientes pela Internet, te bloqueando de aumentar o impacto do seu negócio.

>> Clique aqui para baixar <<

Gratidão e sucesso.

Grupo de Achadinhos - Artesanato
Gratidão!
signature
Onde comprar material para artesanato?
Cadastre-se abaixo e receba o Guia de Fornecedores Online de A a Z para artesãs com mais de 100 fornecedores de material para as mais variadas técnicas artesanais possíveis e que tem frete grátis!

Tags

O que você acha

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comments
  • DANIELLA BORGES
    27/04/2020

    Gostei muito do seu post. O nicho é uma coisa muito importante para quem quer trabalhar on line. Sua dicas são ótimas. Gratidão.

  • J. Dias
    14/01/2023

    Artigo muito interessante, especialmente, quando esclareceu que “um nicho é um problema que você resolve a partir das suas habilidades e capacidades.” Outro fator importante relatado é a importância do Nicho estar relacionado com o PROPÓSITO de vida.
    Abraço