Blogs

Vida de Blogueira: Como criar um blog – Por onde começar!

Como criar um blog: Quer virar blogueira(o) e não sabe por onde começar? A série Vida de Blogueira vai te ajudar! Confira neste post por onde começar.

Quero criar um blog - Por onde começar - 1

Hoje começo aqui no blog a série de posts Vida de Blogueira, que só conterá dicas para quem é blogueiro ou quer ser.

Tenho blog há mais de 12 anos e quero compartilhar com você aquilo que aprendi. Os erros e acertos da caminhada sempre nos trazem conhecimento e eu gostaria de compartilhá-los aqui, espero que alguma dica dada seja útil para você!

Se você deseja saber como criar um blog, por onde começar, dou aqui a minha primeira sugestão: Planeje!

Criar um planejamento para seu blog é super importante para você já se colocar no caminho que deseja trilhar.

Como criar um blog – Por onde começar!

Criando um planejamento

No vídeo abaixo te conto as 5 principais perguntas que deve responder para criar o planejamento do seu blog. São perguntas simples, cujas respostas já te darão uma gama ampla de informações para começar com seu blog.

No vídeo conto um pouquinho mais sobre minha história com blogs, que começou num tempo distante (haha) onde existia o HPG, um sistema gratuito de hospedagem de sites (e enchia seu site de banners por ser de graça, mas faz parte).

Depois de um tempo neste sistema gratuito eu comprei meu primeiro domínio (Olhar 43) e lá continuei com o Bubbles por muito tempo:

Quero criar um blog - Por onde começar - 2 Quero criar um blog - Por onde começar - 3

Mais de 12 anos se passaram desde então! Por causa da minha paixão por blogs e sites fiz Técnico em Processamento de Dados e Faculdade de Tecnologia em Processamento de Dados e essa base técnica hoje me permite não só gerenciar o conteúdo de blogs, mas também fazer toda a parte de programação de templates etc.

No vídeo dou dicas que considero importantes para você começar a criar o planejamento de seu blog.As dicas estão abaixo (mas recomendo ver o vídeo para conferir mais detalhes de cada tópico):

Dicas para criar o planejamento do seu blog

Tudo na vida é melhor com planejamento, assim podemos nos direcionar ao criar algo novo. Também é assim com os blogs.

Um blog com foco é muito mais fácil de ser organizado, pois repare bem: Todo blog tem categorias, endereço… Com o planejamento feito fica mais fácil de escolher essas coisas.

Mas como fazer este planejamento? Então vamos lá, basta responder estas perguntinhas:


Quero criar um blog - Por onde começar - BonecaPOR QUÊ?
Por que estou criando este blog, qual meu objetivo com ele. Pode ser algo como “divulgar o que eu descobri a respeito de um assunto” ou simplesmente “por que quero me divertir”, “escrever sobre assuntos que gosto”. Não importa sua resposta, o que importa é que tenha seu objetivo bem definido.

PARA QUEM? Para quem você quer falar? Você tem um público alvo bem definido? Se você vai falar de maquiagem, certamente seu público alvo predominante são mulheres. Se vai falar de um assunto específico, seu público alvo são as pessoas que gostam deste assunto específico e assim por diante. É importante você saber para quem está falando, “no geral” porque assim molda todo o jeito em que escreve seus posts.

O QUÊ? O assunto: sobre o que falará? Pode ser um assunto, podem ser vários.

No meu caso: O Garota Criatividade é obviamente sobre criatividade. Top Artesanato, sobre artesanato, aqui o patypegorin.net sobre meu trabalho como blogueira e assuntos favoritos como filmes, séries, maquiagem. Você pode ter um ou vários assuntos definidos, o que importa é definir!

Saber o assunto é primordial para fazer por exemplo um layout personalizado. Se for contratar alguém para fazer seu layout, com essas informações bem definidas a pessoa fará algo ainda mais personalizado para você.

ONDE?  Onde irá postar? Você quer começar com um sistema gratuito de blogs tipo blogspot ou já quer começar investindo em um domínio próprio? Em breve falarei sobre escolha de nome e hospedagem, mas desde já dou uma dica: esta é uma ótima hospedagem (clique). Vale a pena pensar em um domínio próprio já de cara porque assim já dá um ar de profissionalismo, caso realmente queira investir em seu blog.

QUAL? Você irá usar que sistema de blogs? Caso tenha optado por hospedagem paga recomendo fortemente o WordPress que tem uma gama enorme de templates e plugins para melhorar ainda mais seu blog. É ele que utilizo em todos meus blogs

E qual será seu blog? Qual será o nome? Vou dar dicas sobre isto no próximo post da série Vida de Blogueira. Fique com o resumo final abaixo:

Quero criar um blog - Por onde começar - Prancheta - Como criar um blog

Espero que tenha curtido este post, se tiver alguma dúvida ou algo mais a acrescentar só deixar nos comentários que vou adorar responder ou ler sua contribuição.

Confira também a fanpage do blog, beijos e até o próximo post!

Escolhi estes outros conteúdos pra você!

Comente com seu Facebook:

12 Comentários

  • Reply Regiane Lambert 25 de julho de 2015 at 02:43

    Já gostava do seu canal, e agora o seu Blog, adoro suas dicas, e vc com certeza é uma das blogueiras que tenho vontade de conhecer e que estão me ajudando muito com dicas p. quem esta começando…..obrigada mesmo!!!! Deus abençoe sua vida!!!!!!!

  • Reply Jéssica Simas 16 de Março de 2016 at 14:00

    Paty adorei suas dicas são verdadeiramente incríveis.Estava em busca desse assunto,pois estou planejando meu blog,por tanto buscando bastante informações,e nessa jornada encontrei seus conteúdos que são altamente sensacionais e completos. Parabéns pelo seu trabalho!!!

  • Reply Josiane 28 de outubro de 2016 at 18:49

    Olá Paty, já tive um blog em 2009 a 2013. No início, era um blog de “amigas”, onde eu e uma amiga na época escrevíamos sobre nosso ponto de vista sobre os problemas existentes na vida dos jovens, o blog se chamava Two Friends, one diary. Depois, ela desistiu e preferia só ficar no Tumblr, daí mudei o nome do blog para Tudo Para Garotas. E foi então, onde achei o olhar-43.net . Eu achava o site mais fofo da internet, e ainda é.
    Então, hoje eu estava aqui pesquisando em muitos sites sobre dicas para blog, marketing digital, ganhar dinheiro com blogs, etc. e estava aqui organizando meus favoritos do google e achei o olhar-43 salvo ali, aí abri e descobri que você tem esse blog aqui e mais dois. Enfim, amei esse seu blog e essa sua disposição de ajudar as pessoas de coração, por simplesmente querer ajudar e não em troca de algo. Parabéns pelo blog e te desejo cada vez mais sucesso!
    Atualmente, estou criando um blog hospedado no wix.com, mas sou muito insegura quanto ao layout, na verdade sou perfeccionista então sempre acho que não está bom o suficiente. Crie um post, por favor, sobre como criar um layout harmonioso e equilibrado, e que não necessariamente deve ser todo em cores neutras, acho que pode ter pelo menos duas cores de destaque, ta certo?
    E pra terminar, tenho uma perguntinha: você acha importante começar o blog já com um domínio personalizado? Beijos ♥
    P.s Aguardo a resposta 🙂

  • Reply Thais Schmitz 11 de Janeiro de 2017 at 14:17

    Legal, já tenho o blog a bastante tempo, mas gosto de ler sobre esses assuntos pra agregar conhecimento

  • Reply Anna Mariana 13 de Março de 2017 at 13:13

    Criei meu blog a pouco tempo, no intuito de levar coisas positivas para as pessoas, alertar em coisas negativas, aceitação pessoal. Enfim.. Gosto de ler outros blogs pra agregar conhecimentos, valores.. Adorei!

  • Reply Caroline Farias 3 de Abril de 2017 at 14:57

    Oi Paty, primeira vez que estou no seu blog e amei! Muito bom mesmo, adorei as dicas. Estou começando um blog agora e comprei o domínio com a Hostinger, criei o layout com eles também. Espero que consiga vários leitores que nem o seu! 🙂 Parabéns!

  • Reply Maira 23 de Maio de 2017 at 15:50

    Adrei suas dicas estou muito interessada em fazer um Blog e adorei suas dicas

    • Reply Paty Pegorin 14 de junho de 2017 at 13:14

      Fico feliz que as dicas foram úteis! Gratidão e sucesso!

  • Reply ANA TAVARES 11 de junho de 2017 at 17:26

    Ola Paty
    Estive a ler as suas dicas sobre a escolha do nome para um blog
    Eu não sou jovem como a menina daí um pouco limitada no acesso aos computadores.
    Como estou reformada e tenho algum tempo livre e a minha profissão foi sempre “lidar” com pessoas de todas as idades e ajudá-las muitas vezes com uma simples palavra. Dentro desse público houveram certas pessoas a quem eu mais me dediquei aos idosos e daí pensar através de um blog ajudá-las.
    Gostaria de abrir um com um nome apelativo mas sinceramente nada ma ocorre.
    Ao ouvir as sua dicas a dificuldade aumentou pois neste momento queria um nome pequeno e fácil de decorar.
    Agradeço se me pode ajudar nesta escolha fico a aguardar.
    Muito obrigada e um beijinho.

    • Reply Paty Pegorin 14 de junho de 2017 at 12:21

      Olá Ana, a escolha do nome é uma fase deliciosa, mas sei também que apresenta alguns desafios. Espero que as dicas do vídeo te ajudem e se me permite dar uma dica extra pegue papel e caneta e vá anotando cada ideia que tiver e não tenha pressa. Tenho certeza que desta forma você irá chegar lá! Boa sorte.

    Comente algo

    Rodapé - Paty Pegorin

    Google+
    Coaching Vibracional Alquimia dos Sonhos Terapia com Florais Sintonia da Alma Você de Propósito Biblioteca Desafio da Gratidão