Empreendedorismo

Como ganhar dinheiro com blog – A chave secreta

Neste post quero revelar para você a chave secreta sobre como ganhar dinheiro com blog. Eu não vou te enrolar com um monte de frases de impacto para te impressionar no início do post e causar um certo suspense. Eu vou direto ao ponto…

Como Ganhar Dinheiro com Blog - 1
Não existe apenas uma chave secreta para ganhar dinheiro com blog. Na verdade, existem duas e elas são:

  • Blogs com foco bem definidos (também chamados de nichos)
  • Tráfego

O que é um blog de nicho e como ganhar dinheiro com ele?


Como Ganhar Dinheiro com Blog - 2Blog de nicho
é um blog altamente focado em um assunto específico (o nicho). O blog de nicho atende uma necessidade que determinado público está procurando na Internet e por ser focado neste determinado assunto é privilegiado nos resultados das buscas por ele em mecanismos como Google, Bing etc.

Um exemplo: digamos que queira criar um blog para ajudar pessoas a emagrecer. Você pode criar um blog com este macro-assunto -> emagrecimento e entrar em concorrência com grandes portais que tratam falam sobre isto ou ir afunilando o macro-assunto em termos bem mais específicos.

Como Ganhar Dinheiro com Blog - 3

No afunilamento acima, quando alguém procurar por “Sobremesas para a Dieta da Proteína” ou algo do tipo, um blog específico sobre isto (o blog de nicho) tem muito mais chance de estar bem posicionado nos resultados das buscas e conseguir tráfego orgânico.

Chegamos na segunda chave secreta: O Tráfego

Por que o tráfego é importante para ganhar dinheiro com blog?

Como Ganhar Dinheiro com Blog - 4
Tráfego são pessoas. Sem elas não existe lucratividade com o blog, pois são elas que clicarão nos anúncios, comprarão os produtos indicados, espalharão o conteúdo através das redes sociais. Um blog sem tráfego é equivalente a uma loja vazia.

São as necessidades das pessoas que precisam ser satisfeitas em um blog de nicho (ou qualquer outro tipo de blog). Entregar algo de valor através de um conteúdo de qualidade é a melhor contribuição que pode dar para seu público.

E um público cativado com certeza olhará com mais carinho para as oportunidades de investimento que fornecerá. Afinal, todo mundo quer investir seu dinheiro em algo de valor. E se este algo de valor vier de uma pessoa de valor, melhor ainda.

Quero te mostrar no vídeo abaixo como consegui um bom tráfego ao criar um blog de nicho bem estruturado. Foram mais de 1 milhão e meio de views que vieram unicamente de tráfego orgânico (mecanismos de busca como Google).

Como consegui mais de 1 milhão e meio de views sem gastar $$

Produzi este vídeo para meu antigo blog. O Portal e o e-book Ganhar Dinheiro não estão mais disponíveis, mas você tem outras opções de presentes neste site

Ferramentas gratuitas que te ajudarão a escolher o nicho e atrair tráfego

Existem duas ferramentas gratuitas que te indico na hora da escolha do nicho:

  • Ubersuggest: Digite qualquer termo na caixa de texto deste site e ele te dará sugestões de combinações que estão sendo procuradas na Internet relacionadas ao termo buscado.
  • Google Keyword Planner: Aqui você verá a quantidade de buscas no Google de cada termo e poderá adaptar seu nicho para algo relacionado de acordo com o volume de buscas.

Tenho certeza que com um público bem escolhido, você alçará grandes voos na Internet. E depois, você poderá escolher como trabalhará com seu blog de nicho: monetizando com Adsense, Hotwords ou trabalhando como afiliado ou produtor de produtos digitais.

As principais formas de ganhar dinheiro com blog

Produzi este vídeo para meu antigo blog. O Portal e o e-book Ganhar Dinheiro não estão mais disponíveis, mas você tem outras opções de presentes neste site

Todas as formas de ganhar dinheiro com blog que eu falo no vídeo e neste post são formas que eu já utilizei para ganhar dinheiro com blog e deram certo. Caso ainda não conheça minha história, sou blogueira há mais de 12 anos e, no começo, meu lucro se baseava em centavos. Há um ano eu dei uma reviravolta, busquei conhecimento e tenho visto os resultados na prática em praticamente todas as formas de monetização de blogs que utilizo.

Aqui estão as formas principais

A partir do primeiro post

  • Programas de Monetização: O mais conhecido é o Adsense, mas existem outros como Hotwords. Você irá escolher em seu blog o local ideal para exibição de anúncios em formatos pré-estabelecidos e a cada clique você recebe alguns centavos. Na somatória de tudo, você  consegue ganhar dinheiro com o blog através destes programas.
  • Venda de Produtos: É possível ganhar dinheiro com a boa e velha venda de produtos. Os produtos podem ser físicos ou digitais (revender produtos digitais como afiliado tem se mostrado um excelente negócio e produzir seus próprios produtos digitais é mais rentável ainda)

Com audiência significativa

  • Publiposts: As empresas contatam o blogueiro para produzir um post patrocinado. Pode ser uma análise do produto ou um informativo de alguma novidade.
  • Locação de Espaço Publicitário: Tem perdido espaço para os publiposts, mas ainda é uma forma de se ganhar dinheiro com blog, onde empresas alugam determinado espaço do seu layout para exibir seus anúncios.

5 Botões do Sucesso para Ganhar Dinheiro com Blog

Produzi este vídeo para meu antigo blog. O Portal e o e-book Ganhar Dinheiro não estão mais disponíveis, mas você tem outras opções de presentes neste site

Para resumir o que falei em detalhes no vídeo acima, estes são os botões do sucesso blogueiro:

Ganhar Dinheiro com Blog

  1. Foco: Não foi a toa que escolhi o foco como primeiro botão, ele é o fator chave para a lucratividade de qualquer blog. Primeiro, porque blogs altamente focados em um determinado assunto tem se mostrado muito mais lucrativos e segundo que é preciso ter foco para manter sempre o blog atualizado (a atualização periódica é essencial).
  2. Conteúdo de qualidade: É o carro-chefe de um blog lucrativo. O conteúdo de qualidade se divulga por si só, as pessoas tendem a voltar mais vezes em blogs que a cativam com a qualidade editorial. Isto sem falar no boca a boca, que continua existindo no império das redes sociais. As pessoas vão indicar, vão clicar em curtir, vão compartilhar aquilo que for de valor para elas.
  3. Presença: Fator importante da lucratividade de qualquer blog, tanto no envolvimento do blogueiro com seus visitantes, criando relacionamento ao responder comentários, e-mails etc, mas também presença constante no blog, não o deixando abandonado. Um blog abandonado por seu dono também é abandonado por seu leitor.
  4. Aprendizado constante: A Internet está em constante mudança, novas ferramentas surgindo, plugins sendo atualizados, cursos novos aparecendo, o blogueiro não pode sentar na cadeira do “sei tudo” e permanecer nesta postura, pois pode acabar ficando para trás… É preciso estar sempre em busca de novos aprendizados, é bom lembrar que nunca haverá quem saiba 100% de alguma coisa, sempre haverá algo novo para aprender, mesmo que seja um novo ponto de vista.
  5. Paciência: Sim, este botão vale ouro. Manter este botão pressionado é sinônimo de partículas de ouro sendo lançadas no ar. Se você mantém em prática os outros 4 itens, o resultado vai aparecer, mas NÃO É IMEDIATO. Quem tenta te convencer que é imediato, está te enganando. Se te disserem que é GRADATIVO, aí estão sendo verdadeiros. Ou seja, quanto mais atualiza, mais conteúdo seu blog ganha, que correspondem a novas portas por onde visitas podem chegar através de todos os meios que utiliza para divulgá-lo ou através do próprio Google. Você vai crescer aos poucos e isto vai culminar em ganhos satisfatórios, que continuarão crescendo. Quanto tempo? Isto vai depender de você e de quanto tempo dispõe para otimizar seu blog e recheá-lo de conteúdo de qualidade.

Se você está acompanhando meus posts, deve estar percebendo que eu não vendo fábulas aqui. Não existem botões mágicos que você apertar e o ouro sai pela impressora… Mas existem botões que se você apertar com constância, qualidade e paciência você consegue alcançar excelentes ganhos na Internet antes do que imagina.

Você sabia que 92% das vendas VÊM DE BLOGS? E por quê? Porque eles são a ferramenta ideal para a construção de público, relacionamento e simpatia.

Alguém que foi cativado e se transformou em leitor, certamente voltará mais vezes em seu blog e é este tipo de relacionamento que você deseja com seu público: algo sólido.

Criar base de relacionamento

Como Ganhar Dinheiro com Blog - 5Com um blog de nicho bem estruturado e tráfego orgânico chegando você terá muito mais facilidade para construir a sua base de relacionamento.

Isto pode ser feito através de uma fanpage ou de um autoresponder. Quanto maior o tráfego, maior será seu público em ambos os canais (ou quais outros canais de comunicação escolher).

Eu sequer imaginava que existia uma possibilidade real de ganhos através da Internet e hoje, aplicando estas técnicas, posso garantir que a revolução financeira é certeira e que é possível sim ganhar dinheiro com blog.

Já vejo seu blog bombando! Um abraço, Paty.

Escolhi estes outros conteúdos pra você!

Comente com seu Facebook:

1 Comentário

  • Reply Thais Schmitz 9 de Janeiro de 2017 at 10:11

    Amei as dicas, doida para chegar em casa (estou lendo o post no trabalho porque estou com pouco serviço) e assistir o vídeo
    Beijoo

  • Comente algo

    Rodapé - Paty Pegorin

    Google+
    Coaching Vibracional Alquimia dos Sonhos Terapia com Florais Sintonia da Alma Você de Propósito Biblioteca Desafio da Gratidão