Como fazer um bazar online de artesanato

eu negócio criativo está precisando de uma injeção de ânimo e ganhos? Então, estou chegando com um vídeo com dicas…
por 

S

eu negócio criativo está precisando de uma injeção de ânimo e ganhos?

Então, estou chegando com um vídeo com dicas de como fazer um bazar online de artesanato, estratégia que você pode colocar em prática para ter um caixa rápido sem precisar de nada diferente do que você já tem à sua disposição no momento.

Como fazer um bazar online de artesanato

 >> Clique aqui pra se inscrever no canal <<

As vantagens de montar um bazar online de artesanato

Giro de estoque: você pode colocar no bazar peças e produtos parados em seu estoque.

Caixa rápido: essa estratégia é super útil para momentos onde você precisa de uma injeção de ganhos em seu negócio criativo, ou seja, ela é perfeita para o momento que estamos vivendo de confinamento.

Relacionamento: o bazar online te ajudará a criar mais relacionamento com seus clientes e até mesmo conquistar novos clientes.

A Oni da Rofel Embalagens seguiu a checklist e foi um sucesso:

Oni teve em seu primeiro bazar online de artesanato 50 participantes online, mais de R$ 1800 reais em vendas + R$ 2000 em encomendas para entregar durante o mês!

A Lekita Bolsas seguiu a dica e fez seu bazar. Veja o que ela falou:

Se você está querendo ganhar dinheiro com seu artesanato imediatamente, aplique essa técnica.

Devo colocar apenas produtos que estão parados em meu bazar online?

Não! Coloque também produtos queridinhos rápidos de produzir até o bazar, pois você já sabe que possuem grande saída em seu negócio, mas limite as quantidades e deixe isso claro para as participantes do bazar.

Isso te ajuda a trabalhar os gatilhos de escassez te ajudando a fazer do seu bazar online um sucesso.

Vou precisar me cadastrar em sites ou ter sistema de loja virtual?

Não, você poderá realizar seu bazar online utilizando uma ferramenta que provavelmente você já utiliza em sua rotina: o whatsapp.

Isso mesmo, através de um grupo fechado no whatsapp você conseguirá transformar seu bazar digital em um verdadeiro evento, utilizando uma estratégia simples e que já foi validada por vendedores de diversos tipos de produtos.

Se você quiser vender para pessoas de outras cidades / estados e facilitar o pagamento para suas clientes, recomendo que gere link de pagamento pelo Pagseguro, conforme mostro nesse post porque aí a pessoa poderá pagar parcelado no cartão de crédito aumentando suas vendas.

Chegou a sua vez de lucrar!

Mas o que tenho que fazer para realizar meu bazar virtual?

1. Defina a data

É importante que você não faça com correria o seu bazar, não decida hoje fazer um bazar amanhã porque isso pode te trazer poucos resultados ou nenhum resultado.

A quantidade de participantes no seu grupo do bazar é importante, então transforme seu bazar em um verdadeiro evento e agende-o com pelo menos 1 semana de antecedência.

Mas Paty, eu preciso de dinheiro imediatamente! Calma, eu vou te mostrar uma técnica pra você já começar a lucrar já na fase de divulgação do seu bazar.

Opcional: Se cadastre no Pagseguro se ainda não é cadastrada para que possa gerar seus links de pagamento. E faça uma compra de teste enviando o link para alguém de sua família para já aprender a usar para o dia. Veja como fazer clicando aqui.

2. Crie o grupo no whatsapp

Como fazer um bazar online - Whatsapp

Já deixe criado o grupo onde você realizará o bazar digital. Pegue o link do grupo para passá-lo aos interessados em suas divulgações.

Tranque o grupo para que só você envie mensagens e deixe trancado até o dia do bazar. E não poste nada nesse grupo para aumentar a expectativa (tirando o esquenta, que contarei em detalhes já já).

É importante trancar o grupo porque as pessoas não gostam de muitas mensagens e a tendência é que as pessoas comecem a trocar mensagens desnecessárias se deixar aberto. Foco será tudo nessa estratégia.

Você pode aguçar a curiosidade das participantes trocando o nome do grupo com contagem regressiva: Bazar Loja X – Faltam 5 dias, etc.

Pode acontecer de alguém entrar no grupo por indicação. Se você não conhecer a pessoa, chame no privado e pergunte quem a indicou para que você comece a engajar e criar relacionamento (esse também é um dos objetivos do bazar virtual).

3. Divulgue diariamente seu bazar até o dia da realização

Faça imagens com contagem regressiva e divulgue em suas redes sociais, nos stories do Instagram e também para sua lista de transmissão (caso tenha) de clientes e não-clientes no whatsapp.

Utilize a ferramenta gratuita canva.com para criar suas imagens de divulgação!

Caso ainda não trabalhe com listas de transmissão, recomendo que você crie uma lista de clientes e uma de não-clientes para divulgar seu bazar também.

No convite, já deixe o link para o grupo fechado ou peça para que os interessados te chamem no privado para você passar o link do grupo.

4. Faça um esquenta 2 dias antes

Você pode realizar um esquenta 2 dias antes da realização do bazar lançando uma promoção de apenas 1 ou 2 produtos com poucas unidades. Será de quem chegar primeiro!

Isso te ajudará a lucrar já na divulgação do seu bazar online.

5. No dia do bazar

No dia do bazar já comece a aquecer os participantes do grupo com imagens de contagem regressiva 30, 15 e 5 minutos antes de começar.

Pra começar faça um áudio de agradecimento e boas vindas. E poste as regras do bazar (informações como horário de início e fim, pagamento, como ela deve fazer se querer o produto).

Nessa hora você abrirá o grupo para todos enviarem mensagens.

Crie com antecedência imagens de todos os produtos em promoção com os valores De x Por. Informe a quantidade disponível de cada produto. O ideal é que você não tenha muitos produtos de cada tipo justamente para trabalhar o gatilho da escassez.

Quando alguém mostrar interesse, coloque no grupo Vendido para Ana (exemplo) e vá para o próximo produto. É você quem ditará o ritmo do bazar, então mantenha esse ritmo super animado e lá no alto.

Tenha um controle para marcar todas as vendas realizadas.

Na hora marcada finalize o bazar e envie um agradecimento final.

Entre em contato com todos os participantes, os que compraram e os que não compraram. Para os que compraram você envia as informações de pagamento, para os que não compraram você agradece a participação e se coloca à disposição caso precisem de algo por encomenda.

No dia seguinte remova todas e apague o grupo.

Para seu bazar online de artesanato dar certo:

  • Tenha muitos contatos no grupo do bazar (por isso a fase da divulgação é tão importante);
  • Seja pontual respeitando o tempo de cada um dos participantes (estabeleça hora pra começar e terminar);
  • Atenção na hora de realizar o bazar, tenha Plano B pra caso a internet cair bem na hora;
  • Organize-se, deixe as imagens todas preparadas e mensagens que enviará já preparadas também.
  • Registre as vendas que realizar em um caderno ou organizador para entrar em contato assim que o bazar terminar com as informações de pagamento.
Como fazer um bazar online - Baixe o cheklist

Entre no nosso canal gratuito do Telegram, eu postarei um checklist com os modelos de mensagens por lá para você copiar e colar: clique aqui. Assim, você terá ainda mais facilidade para organizar seu bazar online.

Ao final você terá, além de um caixa rápido, contatos mais engajados e construirá ainda mais relacionamento com seus clientes, quem sabe, até conquistando clientes novos!

Vai fazer seu bazar? Comenta! Vou amar saber. E depois venha me contar os resultados combinado?

Essa é só uma das estratégias que ensino no Ateliê das Vendas. Vem conhecer o treinamento:

Ateliê das Vendas - Logo
Setas

Vá do zero aos 5 mil reais por mês vendendo artesanato pela Internet

Clique aqui para conhecer o treinamento

Gratidão e a gente se vê do outro lado!

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *