Baixas Vendas? 5 maneiras de vender produtos artesanais sem parecer insistente demais
Outro dia eu ouvi a seguinte frase:
“As pessoas adoram comprar, mas elas detestam que vendam para elas.”
Por isso, uma excelente forma de vender seus produtos artesanais sem ficar parecendo insistente demais é utilizando estratégias de venda invisível: a venda que não parece venda.
A venda invisível mistura recursos do neuromarketing, marketing de conteúdo e branding para que seus produtos sejam desejados por sua audiência facilitando a venda.
Como fazer isso? Abaixo você encontra algumas estratégias:
Como vender produtos artesanais utilizando a técnica da venda invisível
1. Compartilhe seu Processo Criativo
Se você soubesse o poder que seu processo criativo tem, você compartilharia muito mais disso em suas redes sociais.
As pessoas amam ver como as coisas são feitas e quando você compartilha partes do seu processo de criação você gera conexão e atenção, fazendo com que as pessoas estejam mais aptas para comprar de você.
Acredite se quiser, muita gente não tem a menor noção do trabalho que dá fazer algo artesanalmente, por isso, quando você compartilha seu processo de criação agrega valor ao seu trabalho, facilitando também a precificação justa e a venda.
2. Tenha estratégia de conteúdo
Seu conteúdo tem o poder de preparar sua audiência para a compra, por isso poste também conteúdos estratégicos que atraiam exatamente a pessoa que pode se interessar por seus produtos.
Por exemplo, digamos que produza lembrancinhas de maternidade. Sabendo que sua audiência será de mamães, compartilhar dicas, inspirações e até mesmo memes para mamães ajuda a atrair o público certo para seu perfil.
Seu cliente não é todo mundo e ter mais foco na hora de produzir conteúdo faz com que a pessoa certa entre em contato com você e com o que produz.
3. Faça parcerias com influenciadores
Influenciadores convencem. E o incrível dessa estratégia é que não precisa ser com influenciadores gigantes, existem os influenciadores de nicho e pequenos influenciadores de sua cidade mesmo que podem vender seu produto por você simplesmente porque te indicaram.
Foi realizada realizada uma pesquisa pela Tomoson indicando que 22% das empresas apontaram as parcerias com influencers como a via mais rápida de crescimento on-line e de rentabilidade. E segundo a Business Insider, a previsão é de que, até o final deste ano de 2022, o marketing de influência movimentará US$ 15 bilhões (cerca de R$ 79 bilhões).
Quem é seu público? Quem conversa com ele nas redes sociais? Analise se as pessoas estão respondendo bem nos comentários (mostrando que a pessoa tem um bom engajamento) e envie uma mensagem perguntando se você pode enviar um kit dos seus produtos para ela.
Só tenha bastante carinho na hora de escolher o influenciador porque essa é a chave para essa estratégia funcionar.
4. Publique Depoimentos
Uma das maiores objeções de qualquer venda é: será que entregam o que estão prometendo?
Depoimentos quebram essa objeção mostrando que você entrega e as pessoas gostam ao ponto de dar um retorno positivo para você.
Um jeito simples de publicar depoimentos é utilizar as avaliações que as pessoas postam em marketplaces como Elo7, Mercado Livre, Shopee etc. Caso venda pelo whatsapp, faça o acompanhamento 1 semana depois perguntando se deu tudo certo com a entrega e de quebra pergunte o que a pessoa achou.
Peça depoimento para seus clientes! Eles são ouro para seu negócio criativo.
5. Fortaleça sua marca
Tudo que você utiliza para se comunicar com sua audiência tem poder para marcar seu negócio na mente das pessoas.
Por isso, use com sabedoria a combinação de cores e a identidade visual do seu negócio para passar profissionalismo e atingir exatamente o cliente que deseja atingir.
Como vender mais artesanato
Essa é só uma pequena fração do treinamento Ateliê das Vendas.
Criei um treinamento prático e direto ao ponto com técnicas para você vender muito seu trabalho a partir da Internet.
Nele você aprenderá a se destacar na mar da Internet e conseguir vender para o Brasil inteiro seu trabalho artesanal.
É um treinamento focado em quem faz à mão e com o coração ♥ Se identificou? Então vem com a gente no Ateliê das Vendas!
>> Clique Aqui Para Acessar O Ateliê Das Vendas <<
Espero de verdade que esse conteúdo te ajude a conquistar mais vendas do seu trabalho criativo. O segredo é aplicar.
Caso fique com alguma dúvida sobre qualquer um dos passos é só deixar um comentário!
Gratidão e até o próximo vídeo.