Podcast Fazedores Nº 3: Quando nada parece acontecer…

Chegando com o 3º Podcast Fazedores. Você já passou por uma etapa de sua vida onde nada parece acontecer, mesmo depois de ter plantado sua…

Chegando com o 3º Podcast Fazedores. Você já passou por uma etapa de sua vida onde nada parece acontecer, mesmo depois de ter plantado sua ideia?

Este podcast fala sobre isto!

Podcast Fazedores: A semente de ideia

Para ouvir só clicar no botão de play acima. Dá para baixar também!

Caso você prefira ler, aqui está a transcrição do Podcast nº 3:

Quando nada parece acontecer

Frase - Ideias sao sementes de sonhosOlá seja muito bem-vindo ou bem-vinda ao terceiro Podcast Fazedores. Esta semana aconteceu algo bem interessante, ouvi duas histórias que me impactaram bastante e como uma completava a outra decidi compartilhá-las com você junto com minha reflexão. No podcast anterior eu comparei as ideias com sementes. Você que tem uma ideia, tem em seu poder uma poderosa semente. Pra esta ideia acontecer, esta semente precisa ser plantada, regada e bem cuidada.

E isto casa muito bem com o último vídeo do Marcos Trombetta que assisti. Se você não o conhece recomendo que busque pelo seu nome no YT, seu conteúdo inspiracional é incrível. E ele em seu último vídeo perguntou algo que me impactou bastante. A pergunta era: “Se você fosse uma semente, seria semente de quê?”

Fiquei pensando que muitas pessoas são sementes de coisas estranhas, pois são isso que semeiam todo dia. Por exemplo, plantam todo santo dia reclamação, preocupação e desânimo. E acham estranho quando colhem estas mesmas coisas dia após dia! Como disse no primeiro podcast, somos aquilo que focamos, pois aquilo que focamos, plantamos. E só podemos colher o que plantamos certo? Ninguém planta semente de laranja e espera colher melancia ????

Mas tem gente que é semente só de coisas boas! Vive plantando sorrisos, sonhos, projetos, positividade. E tem gente que ainda estranha porque aquela pessoa “parece que nasceu com o bumbum virado pra lua”. Não existe sorte. Existe consequência de uma energia que envolve o dia a dia de cada ser humano.

Você é semente de quê? Esta é a primeira pergunta.

Frase Paty Pegorin - Grandes coisas geralmente têm pequenos começos

A segunda coisa que li esta semana e que achei que casava perfeitamente com isto veio diretamente da gringa Kate Northrup. Eu acompanho o trabalho dela e ela compartilha coisas bem legais em seu site também. Sua última postagem foi sobre o que fazer quando parece que nada está acontecendo.

Daí eu lembrei da história da semente. E de como a semente tem seu tempo de gestação. Assim como um embrião tem seu tempo para virar bebê… Ninguém consegue burlar isso. Tudo tem seu tempo é um clichê, mas é extremamente real.

Todo fazedor que planta uma ideia tem estes períodos onde nada parece estar acontecendo. A tendência pro desânimo nestas horas é gigante! Eu até gravei certa vez um vídeo neste sentido e está lá no meu canal do YT com o título Não Desista porque sei o quanto fazedores desistem justamente nestes períodos onde nada parece estar acontecendo.

Só que aí tem um segredo, que pode revolucionar a vida de todos aqueles que estão dispostos a plantarem suas ideias e disponibilizarem os frutos para o mundo: toda semente de ideia tem seu tempo de maturação pra virar árvore.
Podcast Fazedores - Ideias sao sementes de sonhos 2E quando nada parece estar acontecendo na verdade há um milagre acontecendo, rompendo a casca, virando broto. Você já fez a experiência do feijãozinho na escola? Então você já foi testemunha desta mágica. E sabe que em seu tempo, o feijão brota.

Então, quando você acha que nada está acontecendo, na verdade TUDO está acontecendo. Não é hora de desanimar, é hora de cuidar da semente. Regando, cuidando da ideia.

E isto na prática seria continuar fazendo pequenas coisas todos os dias em prol do seu projeto. Digamos que você é um empreendedor digital, você tem um blog como disseminador de seus projetos, seu escritório digital. Seu papel é atualizar todos os dias, mesmo que tenha a impressão de estar falando com as paredes.

Sabe, as vezes também tenho esta impressão como blogueira, mesmo depois de 12 anos blogando as vezes ainda tenho essa sensação de nada estar acontecendo, mas na verdade a cada post novo, sei que é uma nova regada na minha ideia, no meu projeto.

Se você é um fazedor artesão, a cada dia pode pesquisar novas ideias, aprender novas ideias de divulgar seu trabalho. E isto vale para todos os fazedores criativos. Se você continuar regando a semente de sua ideia com aprendizado, estará cuidando com carinho da sua plantação.

Podcast Fazedores - Ideias sao sementes de sonhos 3

Este podcast é um convite para você mudar o olhar. Se você semeou, você irá colher. Quando você acha que nada está acontecendo, na verdade é quando o milagre está acontecendo. O broto começa a aparecer escondido com o seu tempo. Continue cuidando com carinho desta sua semente. E tenho certeza que ela resultará em uma árvore frondosa de deliciosos frutos.

E não se esqueça. O mundo está esperando por aquela sua ideia. Um abraço carinhoso! Paty Pegorin

One comment

  1. Paty, e o que debo fazer se tenho tantas boas ideias, tanta criatividade e determinaçao… más… na hora de executar os artesanatoscomo nao tenho mão para isso? ( nao controlo minhas maos, faço a vida normal com muitas limitaçoes e ninguem nota kkkkk). Cómo superar minha limitaçao ? Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *