Mindset Potencializado, Viva Seus Sonhos

Por que Reclamar da vida é prejudicial para seu cérebro (e pra seu sonho também)

Quem aí conhece alguém que reclama da vida sem parar? Que o papo da pessoa é só reclamar da vida em todos os sentidos possíveis e imagináveis?

Hoje quero compartilhar com você uma notícia que li bem interessante sobre isto. Esta notícia nos mostra por que reclamar da vida é prejudicial para nosso cérebro. Reclamar da vida e também dar ouvido para quem reclama.

No Bom Dia Sonhador de Nº 29 batemos um papo sobre isto. Confira abaixo:

Por que Reclamar da vida é prejudicial para seu cérebro (e para seu sonho também)

Clique aqui para curtir a fanpage. O Bom Dia Sonhador rola por lá ao vivo de segunda a sexta às 9:30

Dicas para te ajudar a sair da zona de conforto

O autor, cientista da computação e filósofo, Steven Parton examinou as emoções negativas provocadas pela reclamações. A teoria dele sugere que a negatividade e a reclamação alteram a estrutura e função do cérebro e do corpo.

Parton trabalha com a neuroplasticidade, a ciência que mostra como o cérebro constrói suas conexões com base em tudo que é exposto de forma repetida.

Em resumo é o seguinte: nosso cérebro trabalha com sinapses, responsáveis pelos pensamentos. O pensamento faz uma sinapse disparar reações químicas para outras sinapses, construindo espécies de pontes. Uma espécie de descarga elétrica transmite a informação.

Toda vez que a descarga elétrica é acionada as sinapses se aproximam mais pra facilitar o processo, diminuindo a distância. É como se o cérebro se alterasse fisicamente para facilitar que as sinapses adequadas compartilhem a reação química e, tornando mais fácil para o pensamento se propagar.

Isto tudo significa que quanto mais você reclama, fala mal, etc mais você está alterando seu cérebro pra gerar mais pensamentos deste tipo.

5 dicas para usar seu cérebro a seu favor - Mentalidade de Sucesso - Mindset - Pinterest

Ouvir notícias e conversas negativas o tempo todo também é prejudicial…

Você já ouviu falar sobre os neurônios espelhos?

Parton explica que o seu cérebro relaciona-se com o que a outra pessoa graças aos “neurônios-espelho”, que garantem que aprendamos com o meio ambiente, e são também os elementos bioquímicos essenciais da empatia.

Nessa conversa nossa porção empática responde “experimentando” essa emoção, como se fosse uma tentativa de se relacionar e compreender o drama do outro.

Quando alguém derrama um caminhão de fofocas, de negatividade e drama em cima de você, você pode ter certeza que está sendo afetado bioquimicamente por essa energia, o que poderá diminuir suas chances de ser feliz.

Paty, e qual é a solução?

Começar a focar nas coisas boas, construir relacionamentos saudáveis, ter conversas sobre conquistas e projetos, e não sobre os outros. A gratidão. Tudo isto te ajudará a moldar seu cérebro em sinapses que te permitem estar mais atento a oportunidades e transformar positivamente sua vida (inclusive realizar seus sonhos).

Exercício que pode te ajudar

EXERCÍCIO: Gerente do pensamento / você não é seu pensamento, você pode gerenciá-lo. Fique presente e se um pensamento negativo desperta, corte imediatamente lembrando que é apenas um impulso elétrico e lembre imediatamente de algo que ama muito. Assim você estará construindo novas sinapses e usando este mecanismo de funcionamento do cérebro a seu favor.

► O Diário da Gratidão ajuda muito nisto também: você pode ler mais sobre isto clicando aqui.

E não se esqueça: é possível sim criar de propósito a vida dos seus sonhos e você pode viver seus sonhos transformando paixão em negócio do coração 😉

Beijo! Estou sempre torcendo por você, Paty.

CompartilheShare on Facebook16Share on Google+1Pin on Pinterest6.8kTweet about this on Twitter

Escolhi estes outros conteúdos pra você!

Comente com seu Facebook:

2 Comentários

  • Reply O GRANDE DIA! | 12 de outubro de 2016 at 15:02

    […] Olha, sei que a vida nos cobra uma atitude diferente, nada vale mais a pena do que viver uma vida tranquila. […]

  • Comente algo

    Rodapé - Paty Pegorin

    Google+
    Paty Cursos Biblioteca Faça Acontecer Contato Gratidão