O poder da identidade visual para blogs ou negócios digitais

Estamos vivemos um boom na Internet. Cada vez mais pessoas têm criado sites, blogs, projetos, cursos online ensinando aquilo que sabem, passando adiante sua paixão. É incrível ver como as pessoas têm descoberto que dá para trabalhar com seus assuntos de afinidade e serem valorizados por isto (profissional e financeiramente falando).

Como se destacar em meio a tantos blogs? Investir em uma identidade visual é um belo começo. Entrevistei um especialista no assunto e você poderá pegar várias dicas sobre isto!

Identidade Visual para Blogs ou Negócios Online

Se você está começando a trabalhar com Internet e nunca ouviu falar de identidade visual ou até já ouviu falar, mas não sabe o significado, aqui está uma definição perfeita:

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem como o Slogan ou Tag lines, que cumprem este papel. [Wikipedia]

Se você deseja então começar a se destacar oferecendo um trabalho realmente profissional em seu blog ou negócio digital cogite seriamente investir na identidade visual do seu projeto.

Definir o logotipo é um dos primeiros passos. Muita gente confunde logotipo com logomarca e na teoria a diferença básica é que a logomarca tem a junção entre um símbolo e o nome da empresa e o logotipo é formado apenas pelo nome da empresa com alguma estilização.

Nesta imagem que montei abaixo dá para perceber bem a diferença:

 Logotipos para Blogs - Diferença entre Logotipo e Logomarca

 Bom, na prática isto não fará diferença pra você, mas é importante que entenda os conceitos assim você saberá o que pedir na hora de encomendar a identidade visual do seu trabalho.

Logotipos para Blogs - Diferença entre Logotipo e Logomarca - MissãoAproveito para salientar mais uma vez a importância de você fazer o planejamento do seu blog ou negócio digital antes de começar, respondendo as perguntinhas básicas que estão neste post.

Assim, fica mais fácil entender qual será a linguagem e estilização do seu logotipo, pois aí saberá melhor qual é seu público alvo. Tudo faz parte de um grande pacote e deve estar em sintonia: o seu conteúdo (aquilo que oferece), sua mensagem e a identidade visual.

Muitas pessoas tratam apenas de ganhos e números quando falam de negócios digitais, mas se este negócio não tem uma missão bem definida e estiver diretamente ligado a uma mensagem que ajude de alguma forma as pessoas, o negócio acaba se tornando vazio, sem propósito, visando apenas lucros. Saiba que é possível fazer a diferença, passando algo de valor e ser bem remunerado por isto.

Entrevistei um especialista em logotipos para blogs: o Luiz Paulo do Blogotipo.

E trago a entrevista completa para você abaixo. Estas informações podem te ajudar a melhorar cada vez mais seu blog ou negócio digital. Conversamos também sobre negócios focados em segmentos / nichos que é uma tendência cada vez maior do mercado.

 Entrevista sobre Identidade Visual para Blogs

Inscreva-se no canal e receba notificações de atualizações
Caso você tenha se interessado pelo serviço oferecido pelo Luiz Paulo, basta clicar aqui. Posso te garantir que trata-se de um excelente profissional. E são pessoas assim que gosto de ter ao meu lado (e farei o possível para divulgar sem medo), pessoas com um olhar amplo a respeito da vida e que sabem fazer a diferença com aquilo que oferecem como trabalho.

Enfim, pessoas que colocam sua paixão a disposição do mundo em forma de conteúdo de valor que ajuda, transforma e faz evoluir o ambiente em sua volta.

Acredito que você é uma destas pessoas, por isto está aqui agora!

Boa sorte sempre!

2 Recados

  • Elaine Souza

    Sensacional a entrevista Paty, gostei horrores, muito instrutiva e serve para conscientizar os blogueiros no geral da importância de se ter uma identidade perante o mercado, seja ele digital ou offline. Obrigada pelo conteúdo!

    • patriciap

      😀 Fico feliz que você gostou!!!