Como divulgar um blog? Várias dicas úteis aqui!

Confira neste post informações incríveis sobre como poderá divulgar um blog com bastante eficiência na Internet. Dicas úteis e fáceis de serem aplicadas!

Como divulgar um blog - Empreendedorismo Criativo

Estou chegando com mais um vídeo + post completinho para a Série Vida de Blogueira que tem como missão trazer inspiração e ideias totalmente de graça para você implementar e melhorar seu blog (ou criar ou seu, caso ainda não tenha).

Relembrando, já falei aqui sobre Montar o planejamento do blog, Escolher o nome, sobre hospedagem para blogs e domíniosobre o template e sobre o conteúdo.

Hoje vou falar sobre divulgação de blogs, um aspecto essencial para o sucesso! Aperte os cintos e vamos lá:

Como divulgar um blog?

No vídeo abaixo falo tudo sobre o que considero primordial sobre este assunto:

Inscreva-se no canal e receba em primeira mão tudo sobre os vídeos

Como divulgar um blog?

Como divulgar um blog 2 - Empreendedorismo Criativo

Se alguém me perguntasse qual seria a atitude principal que deveria tomar para divulgar seu blog, eu recomendaria um conteúdo de qualidade. Um blog com bom conteúdo se divulga por si só, pois ao cativar leitores, estes falam do blog para outras pessoas, criam links, divulgam. Então, minha dica inicial é sempre essa: crie um conteúdo de qualidade, mantenha seu blog sempre atualizado e com novidades, isto ajudará muito na divulgação.

Mas existem outras atitudes que você também pode tomar para divulgar seu blog e eu falarei sobre as que considero essenciais neste post.

Utilizando o Twitter para divulgar um blog

Se você já tem um twitter com algum número de seguidores, você pode utilizá-lo como meio de divulgação do blog.

Logicamente você não irá apenas falar do blog em seu twitter, você postará conteúdos interessantes, interagirá com os outros usuários da plataforma, mas sempre que atualizar o blog divulgará no twitter.

Isto já levará visitantes pro seu blog, visitantes que possivelmente virarão leitores, já que já são seus seguidores na rede social.

Utilizando o Facebook para divulgar um blog

Como divulgar um blog 3 - Empreendedorismo CriativoRecomendo criar uma fanpage do seu blog no Facebook. As fanpages do Facebook tem um recurso de convidar amigos, então você poderá convidar seus amigos pra curtir a fanpage (e indiretamente conhecer seu blog).

A partir daí você irá utilizar a fanpage como o twitter, postando assuntos interessantes e avisando sempre que seu blog for atualizado. Esta é uma das formas de você trabalhar a fanpage.

Separar a fanpage do seu perfil no facebook auxiliará ainda mais seu trabalho de divulgação.

Outra forma de divulgar no facebook é procurar por grupos de blogueiras no face ou grupos de assuntos que são semelhantes aos que você fala no seu blog, assim poderá interagir, conhecer gente nova e de praxe ainda divulgar seu blog sempre que postar alguma coisa nova.

Utilizando lista de e-mails para divulgar um blog

Como divulgar um blog 4 - Empreendedorismo Criativo

 

É importantíssimo que você tenha um formulário de cadastro de e-mail em seu blog para que possa captar os e-mails daqueles que querem ser avisados quando o blog for atualizado, por exemplo.

Um meio de fazer isto é utilizando o mailchimp.com que fornece o formulário de cadastro e depois você pode mandar e-mails através dele para os cadastrados.

Importantíssimo: só mande e-mail para quem realmente se cadastrou, senão você poderá ser acusada de fazer spam.

 Utilizando outros blogs e sites para divulgar um blog


Como divulgar um blog 5 - Empreendedorismo CriativoUm meio de divulgar seu blog é através dos comentários em outros blogs, mas é importantíssimo que você comente coisas relevantes sobre o post mostrando que você ao menos leu o que a pessoa escreveu. Comentários do tipo “Visita meu blog, entra no meu blog e afins” não são boas formas de divulgar seu blog.

Escreva algo tão bom sobre o post que fará com que os outros se interessem sobre você  e, por conseqüência, ficarão curiosos para visitarem seu blog.

Existem sites especializados em divulgação de outros blogs, você pode utilizá-los para divulgar seus posts também.

 Utilizando o Google para divulgar um blog

Esta é a forma principal de divulgação de um blog hoje em dia, como existem pessoas procurando por todo tipo de assunto a qualquer momento no Google, se você manter seu template otimizado e conteúdo organizado  você poderá ser beneficiado.

O importante é que cada post tenha um foco definido e que este foco esteja presente no título, no texto, em algum cabeçalho HTML e nas descrições das imagens, isto ajudará o Google a achar teu post melhor.

Por exemplo: você quer dar uma dica como organizar livros, você vai colocar como organizar livros no título do post, procurar usar este termo no conteúdo, na descrição da imagem e em algum cabeçalho HTML (aquilo que fica entre as tags H1, H2 do HTML).

 Como divulgar um blog 6 - Empreendedorismo Criativo
Dica de SEO: ter um foco no post

Importante também é sempre abordar o assunto de forma mais completa possível. Um post com poucas palavras pode não ser muito valorizado pelo Google.

Pretendo falar mais especificamente sobre este assunto em algum outro vídeo, só tenha em mente no momento a manter seu blog organizado e posts bem feitos com conteúdo de qualidade. E que existem técnicas que fazem seu blog ficar mais otimizado para o Google.

E o resumo do sexto episódio da séria Vida de Blogueira, está abaixo:

Como divulgar um blog 7 - Empreendedorismo Criativo

Espero que tenha curtido este novo episódio da Série Vida de Blogueira , agora falando especificamente sobre como divulgar um blog. Tem alguma dúvida ou sugestão? Fique a vontade para deixar nos comentários!

Confira também a fanpage do blog, beijos e até o próximo post!

1 Recado

  • Ana Luiza Gonzaga

    Amei! Achei esse blog na hr certa! Pequisando:Nomes para blogs.
    E como vc tem um foco nas postagens. Achei e já estou vendo outras postagens!
    Vou iniciar um blog (ainda n esta pronto) sobre moda adolescente de 12 a 15 anos.
    E essas dicas me ajudaram muito. Valeu Paty! Bom trabalho!