Criatividade, Produtividade

Bloqueio Criativo? Esta técnica pode te ajudar a ter ideias!

Se você trabalha de alguma forma com criatividade já deve ter enfrentado este problema: um bloqueio criativo.

Aquele momento onde todas as ideias se parecem com tudo que já fez ou simplesmente não aparece nenhuma ideia… Trago uma técnica que pode te ajudar nisto!

Bloqueio Criativo?

Como adoro frases e citações, começo este post com uma bem interessante que diz:

“Criatividade é a inteligência se divertindo”

Einstein

Uma das mentes mais incríveis dos últimos tempos não disse isto por acaso. Ele sabia que uma certa dose de diversão está diretamente ligada com a criatividade.

Eu ouso até dizer que bloqueios criativos não existem… Você só não está fornecendo os estímulos necessários para o seu cérebro se divertir! E eu explico em detalhes neste vídeo:

Clique aqui para se inscrever no meu canal do You Tube

A técnica do estímulo mental aleatório

Esta técnica foi inventada pelo papa da criatividade: Edward de Bono e é super útil para que qualquer pessoa tenha ideias diferentes.

Como dá para ver no exemplo que dei no vídeo acima a técnica é bem legal também para ter novas ideias de posts para blog. Se você está se sentindo sem ideias para seu blog, com certeza esta técnica pode te ajudar.

Primeiramente anote esta fórmula:

   Bloqueio Criativo - Como ter ideias

Pegue um papel e uma caneta e escreva de um lado o problema que deseja resolver. No meu caso, assim como coloquei no vídeo poderia ser ideias de posts para o blog Garota Criatividade.

Escreva no meio o PO que vem de possibilidade.

E na frente ficará a palavra aleatoriamente escolhida. Você pode escolhê-la com ajuda de alguma revista, livro ou dicionário. Defina antes qual página, parágrafo e palavra escolherá. Se puder já defina três variações para o caso de cair numa página que não tenha conteúdo. Exemplo: Página 7, 2º Parágrafo, 5ª palavra. Abra o livro e escreva a palavra na frente do PO, sem julgamentos.

A primeira vista você pode achar uma palavra que aparentemente não tem relação nenhuma com seu problema e esta é justamente a ideia!

Pergunte-se: Qual a possibilidade de ____ (problema) com _____ (palavra aleatória escolhida)?

Bloqueio Criativo - Como ter ideias 2No vídeo, a palavra que caiu foi pessoas e ao me perguntar que possibilidade de posts eu poderia fazer com pessoas já tive três ideias quase que instantaneamente:

  • Quem são as pessoas mais criativas do mundo?
  • Como ser uma pessoa mais criativa?
  • Por que as pessoas não conseguem desenvolver seu potencial criativo?

É importante não julgar a palavra. Não pode, por exemplo, achar que a palavra não serve e ir escolhendo outras até achar uma que “sirva” porque assim não estará estimulando seu cérebro aleatoriamente, pois se foi você escolheu, já é natural para você (mesmo que de forma inconsciente).

Você poderá utilizar esta técnica para ter novas ideias a respeito do que desejar. Funciona!

Por que esta técnica funciona?

Para responder isto é preciso entender duas coisas:

  • Nosso cérebro armazena informações através de conexões
  • Nosso cérebro adora responder perguntas

Então, se está tentando ter alguma ideia sobre algo seu cérebro caminhará (muitas vezes) apenas por trilhas já conhecidas por você, por isso muitas vezes as ideias que temos são bem parecidas com outras ideias que já tivemos.

Bloqueio Criativo - Como ter ideias 3

Quando lançamos na questão um “elemento intruso” (a palavra escolhida aleatoriamente) e lançamos uma pergunta com aquele termo, nosso cérebro praticamente obriga-se a criar trilhas novas para responder a questão, por isso novas ideias surgem.

É ou não é demais? Sou encantada com esta técnica desde a primeira vez que tive contato.

Um incrível uso desta técnica

Edward de Bono utilizou esta técnica para encontrar ideias com cigarro. A palavra aleatória que ele encontrou foi: flores.

Bloqueio Criativo - Como ter ideias 4Sabe a ideia que ele teve? Colocar sementes nos filtros do cigarro! Como muita gente joga a bituca do cigarro em qualquer lugar, pelo menos existiria a possibilidade dali aparecer uma flor. Não é genial?

Esta técnica realmente possibilita ideias grandiosas. Como tudo que é grandioso vem de uma ideia grandiosa, então ouso dizer que esta técnica tem um potencial ilimitado.

Espero que tenha gostado e caso tenha alguma dúvida só deixar nos comentários.

Foi um prazer ter sua companhia e gratidão por estar aqui! Até o próximo post e good vibes sempre.

CompartilheShare on Facebook4Share on Google+0Pin on Pinterest0Tweet about this on Twitter

Escolhi estes outros conteúdos pra você!

Comente com seu Facebook:

Nenhum Comentário

Comente algo

Rodapé - Paty Pegorin

Google+
Paty Cursos Biblioteca Faça Acontecer Contato Gratidão